sexta-feira, 19 de outubro de 2012

PINTURA - UMBERTO BOCCIONI

O pintor e escultor italiano Umberto Boccioni, nasceu em Reggio di Calabria, a 19 de Outubro de 1882. Estudou pintura impressionista e pós-impressionista em Veneza e Paris, na Academia de Belas Artes. Foi igualmente um ilustrador e produtor de cartazes, mas foi a pintura e escultura de vanguarda futurista que o viria a tornar célebre. Aluno do grande pintor Giacomo Balla, também este um integrante da vanguarda futurista, Boccioni tornou-se uma referência no futurismo italiano. Boccioni faleceu em Verona, a 16 de Agosto de 1916.
Poet’anarquista
Umberto Boccioni
Pintor e Escultor Italiano

Auto-Retrato
Boccioni
SOBRE O ARTISTA…

Escultor e pintor italiano (19/10/1882-16/8/1916). Propondo renovações nas artes plásticas, é um dos teóricos do futurismo. Nascido em Reggio di Calabria, trabalha entre 1898 e 1902 no estúdio de Giacomo Balla, onde aprende a pintar como os pontilhistas. Em 1907 muda-se para Milão.

Recebe influência de Filippo Marinetti, que lança o futurismo como movimento literário, glorificando o dinamismo proporcionado pela tecnologia. Em 1910, ele e outros pintores publicam o Manifesto Técnico dos Pintores Futuristas, no qual promovem a representação dos símbolos da moderna tecnologia: violência, poder e velocidade.

Em 1909 pinta a sua mais importante obra, Tumulto na Galeria. Em 1912 publica o Manifesto da Escultura Futurista, apresentando o uso de materiais como vidro, madeira, cimento, tecido e lâmpadas elétricas para executar peças de arte. Também sugere o uso de motor para mover partes das esculturas.

Desenvolvimento de uma Garrafa no Espaço (1912) e Formas Únicas de Continuidade no Espaço (1913) são suas esculturas mais importantes.
Morre em Verona, em consequência de uma queda de cavalo.
Fonte: www.algosobre.com
«Dinamismo da Cabeça de um Homem»
Boccioni

«Dinamismo de um Ciclista»
Boccioni

«Dinamismo de um Futebolista»
Boccioni

«Elasticidade»
Boccioni

«A Carga dos Lanceiros»
Boccioni

«O Bebedor»
Boccioni

«Visões Simultâneas»
Boccioni

«Barcos ao Sol»
Boccioni

«VANGUARDA FUTURISTA»
UMBERTO BOCCIONI

Sem comentários: