segunda-feira, 8 de outubro de 2012

SARAMAGO - NOBEL DA LITERATURA

Faz hoje anos que pela primeira vez foi premiado com o Nobel de Literatura um autor de língua portuguesa. A 8 de Outubro de 1998, a Academia Sueca destingiu o escritor português com o mais alto galardão da literatura mundial. Já aqui «LITERATURA - JOSÉ SARAMAGO» e aqui «LITERATURA - MORTE DE SARAMAGO», fiz referência a este autor que pode consultar através dos links acima mencionados. Catorze anos passaram dessa data tão importante em que José de Sousa Saramago recebeu o prestigiado «Prémio Nobel da Literatura». Para celebrar esta efeméride no Poet'anarquista, publica-se o outro lado do escritor de romances, o lado poético. E é com poesia que hoje o recordamos...
Poet'anarquista
José Saramago
Escritor Português

PASSADO, PRESENTE, FUTURO

Eu fui. Mas o que fui já me não lembra:
Mil camadas de pó disfarçam, véus,
Estes quarenta rostos desiguais.
Tão marcados de tempo e macaréus.

Eu sou. Mas o que sou tão pouco é:
Rã fugida do charco, que saltou,
E no salto que deu, quanto podia,
O ar dum outro mundo a rebentou.

Falta ver, se é que falta, o que serei:
Um rosto recomposto antes do fim,
Um canto de batráquio, mesmo rouco,
Uma vida que corra assim-assim.

José Saramago, in «Os Poemas Possíveis»

NÃO ME PEÇAM RAZÕES...

Não me peçam razões, que não as tenho,
Ou darei quantas queiram: bem sabemos
Que razões são palavras, todas nascem
Da mansa hipocrisia que aprendemos.

Não me peçam razões por que se entenda
A força de maré que me enche o peito,
Este estar mal no mundo e nesta lei:
Não fiz a lei e o mundo não aceito.

Não me peçam razões, ou que as desculpe,
Deste modo de amar e destruir:
Quando a noite é de mais é que amanhece
A cor de primavera que há-de vir.

José Saramago, in «Os Poemas Possíveis»

DEMISSÃO

Este mundo não presta, venha outro.
Já por tempo de mais aqui andamos
A fingir de razões suficientes.
Sejamos cães do cão: sabemos tudo
De morder os mais fracos, se mandamos,
E de lamber as mãos, se dependentes.

José Saramago, in «Os Poemas Possíveis»

Sem comentários: