sábado, 20 de outubro de 2012

SONETOS DE ARTHUR RIMBAUD

Poesia em mais uma passagem de aniversário (20 de Outubro de 1854) do poeta pós-romântico e percursor do surrealismo, Arthur Rimbaud (ver referência aqui- «POESIA - ARTHUR RIMBAUD»). Faleceu contava apenas trinta e sete anos, no dia 10 de Novembro de 1891. Os dois sonetos que escolhi para recordar o poeta na sua data de nascimento: «No Cabaré-Verde» e «Minha Boémia». Boas leituras de fim-de-semana para todos os «Amigos d'Arte»!
Poet'anarquista
Arthur Rimbaud
Poeta Francês

NO CABARÉ-VERDE 
(Às cinco horas da tarde) 

Oito dias a pé, as botinas rasgadas
Nas pedras do caminho: em Charleroi arrio.
- No Cabaré-Verde: pedi umas torradas
Na manteiga e presunto, embora meio frio.

Reconfortado, estendo as pernas sob a mesa
Verde e me ponho a olhar os ingénuos motivos
De uma tapeçaria. - E, adorável surpresa,
Quando a moça de peito enorme e de olhos vivos...

- Essa, não há de ser um beijo que a amedronte! -
Sorridente me trás as torradas e um monte
De presunto bem morno, em prato colorido;

Um presunto rosado e branco, a que perfuma
Um dente de alho, e um chope enorme, cuja espuma
Um raio vem doirar do sol amortecido.

Arthur Rimbaud

MINHA BOÉMIA 
(Fantasia) 

Lá ia eu, de mãos nos bolsos descosidos;
Meu paletó também tornava-se ideal;
Sob o céu, Musa! Eu fui teu súbdito leal;
Puxa vida! A sonhar amores destemidos!

O meu único par de calças tinha furos.
- Pequeno Polegar do sonho ao meu redor
Rimas espalho. Albergo-me à Ursa Maior.
- Os meus astros nos céus rangem frémitos puros.

Sentado, eu os ouvia, à beira do caminho,
Nas noites de Setembro, onde senti tal vinho
O orvalho a rorejar-me as fronte em comoção;

Onde, rimando em meio à imensidões fantásticas,
Eu tomava, qual lira, as botinas elásticas
E tangia um dos pés junto ao meu coração!

Arthur Rimbaud

Sem comentários: