Og Lemos de Sales, ou simplesmente Og Sales, é o que poderíamos chamar de gênio espontâneo da cultura brasileira.
Baiano, de Maragogipinho - cidade que abriga mais de 5.000 artesãos - Og Sales é um artista nato, na literalidade da palavra: nasceu dentro de uma olaria. Discípulo de seu próprio pai, o mestre Hidebrando, desde cedo aprendeu a transferir para o barro sua própria simplicidade, transformando a terra no teatro da tragédia humana. A dor, a paixão, o sofrimento do homem e, em especial, do negro, estão lá, na sua obra. Admirar o seu trabalho é mergulhar em movimentos que se retorcem na busca da expressão de um sentimento específico. Das suas mãos mágicas, frutificam obras geniais; os críticos mais exigentes apontam Og Sales como possuidor de um estilo único e próprio, capaz de viver com intimidade o acto da criação.
O trabalho de Og Sales só tem um caminho: conquistar o mundo e o coração das pessoas, transformando-o, sem dúvida, em mais um dos destaques históricos da arte brasileira.
3 comentários:
Interessante e criativa esta forma artística de trabalhar o barro. Muito original esta forma de arte!
Gostei muito do palhaço e do beijo.
Peço desculpa a quem comentou neste espaço pelo seu comentário não estar na caixa de comentários. Não consigo perceber o que se passou, só sei que desapareceram, assim como algumas publicações que fiz no poet'anarquista e não as consegui recuperar mais.
A todos as minhas sinceras desculpas!
Cabé
Enviar um comentário