terça-feira, 1 de março de 2011

LITERATURA - VERGÍLIO FERREIRA

O português Vergílio António Ferreira, ou simplesmente Vergílio Ferreira, foi um distinto homem das letras como escritor e o seu nome continua ligado à literatura portuguesa através da atribuição do «Prémio Vergílio Ferreira». A sua vasta obra abrange diversos estilos, desde a ficção, romance e conto, até ao ensaio ou ao diário. Compreende dois períodos lirerários, o Neo-realismo e a Existencialismo, e pelo meio a obra Mudança que marca a transição entre os dois momentos de escrita. Vergílio Ferreira foi galardoado com o «Prémio Camões» no ano de 1992. Faleceu no dia 1 de Março de 1996, faz hoje precisamente 15 anos.
Poet'anarquista
Vergílio Ferreira
Escritor Português
BIOGRAFIA

Vergílio Ferreira nasceu em Melo, aldeia do concelho de Gouveia, na Beira Alta, a meio da tarde do dia 28 de Janeiro de 1916, filho de António Augusto Ferreira e, de Josefa Ferreira que, em 1920, emigraram para os Estados Unidos da América, em busca de melhores condições de vida. Então, o pequeno Vergílio é deixado mais os irmãos, ao cuidado de tias maternas. Esta dolorosa separação é descrita em Nitido Nulo. A neve - que virá a ser um dos elementos fundamentais do seu imaginário romanesco é o pano de fundo da infância e adolescência passadas na zona da Serra da Estrela. Aos dez anos, após uma peregrinação a Lourdes, entra no seminário do Fundão, que frequentará durante seis anos. Esta vivência será o tema central de Manhã Submersa.

Em 1932, deixa o seminário e acaba o Curso Liceal no Liceu da Guarda. Entra para a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, continuando a dedicar-se à poesia, nunca publicada, salvo alguns versos lembrados em Conta-Corrente e, em 1939, escreve o seu primeiro romance, O Caminho Fica Longe. Licenciou-se em Filologia Clássica em 1940. Concluiu o Estágio no Liceu D.João III (1942), em Coimbra.

Começa a leccionar em Faro. Publica o ensaio "Teria Camões lido Platão?" e, durante as férias, em Melo, escreve "Onde Tudo Foi Morrendo". Em 1944, passa a leccionar no Liceu de Bragança, publica "Onde Tudo Foi Morrendo" e escreve "Vagão "J"" que, publicou em 1946; no mesmo ano em que se casou, com Regina Kasprzykowsky, professora polaca que se encontrava refugiada em Portugal da guerra e, com quém Vergílio ficaria até à sua morte. Após uma passagem pelo liceu de Évora (onde escreveu o mundialmente conhecido romance Manhã Submersa, corria o ano de 1953), fixa-se como docente em Lisboa, leccionando o resto da sua carreira no Liceu Camões.

Em 1980, o realizador Lauro António adapta para o cinema, o romance Manhã Submersa e, Vergílio Ferreira intrepreta um dos principais papéis, o de Reitor do Seminário, contracenando assim com outros grandes vultos da cena portuguesa, tais como: Eunice Muñoz, Canto e Castro, Jacinto Ramos e Carlos Wallenstein. Vergílio morreu no dia 1 de Março de 1996, em sua casa, em Lisboa, na freguesia de Alvalade. O funeral foi realizado no cemitério de Melo, sua terra-natal e, a seu pedido, o caixão enterrado na ala do cemitério com vista para a Serra da Estrela.
Fonte: Wikipédia

RETOMO AO PONTO DE PARTIDA

Retomo, pois, ao ponto de partida
como um presente, o ponto de chegada.
Entre um começo e outro não há nada
Excepto o nada da vida vivida. 
Desgaste, corrosão do que de novo

em velho se mudou antes de o ser,
etc.

Vergílio Ferreira

SÓ NOS PERTENCE O GESTO QUE FIZEMOS

Só nos pertence o gesto que fizemos
não o fazê-lo como, iludida,
a divindade que em nós já trouxemos
supõe errada (e não) por convencida. 
Porque o traçado nosso em breve cessa,
para que outro o recomece e não progrida;
que um gesto em ser gesto real se meça,
não está em nós fazê-lo, mas na Vida. 

Assim o nada a sagra quando finda
porque o que é, só é o não ainda. 

Vergílio Ferreira

VEIO TER COMIGO HOJE A POESIA

Veio ter comigo hoje a poesia. 
Há quantos anos? Desde a juventude. 
Veio num raio de sol, num murmúrio de vento. 
E a ilusão que me trouxe de uma antiga alegria 
reinventou-me a antiga plenitude 
que já não invento. 

Fazia-lhe outrora poemas verdadeiros 
em fornicações rápidas de galo. 
Hoje não sou eu nunca por inteiro 
e há sempre no que faço um intervalo. 

Estamos ambos tão velhos — que vens fazer? 
— a cama entre nós da nossa antiga função. 
Nublado o olhar só de a ver. 
E tomo-lhe em silêncio a mão.

Vergílio Ferreira

2 comentários:

Anónimo disse...

Vergílio, e não Virgílio. ;)

Camões disse...

Grato pela correcção.

Carlos Camões Galhardas