domingo, 6 de março de 2011

PINTURA -VIEIRA DA SILVA

A pintora Maria Helena Vieira da Silva faleceu em Paris no dia 6 de Fevereiro de 1992. Cidadã portuguesa (nasceu em Lisboa a 13 de Junho de 1908), acabou por se naturalizar cidadã francesa em 1956. Vieira da Silva para além das suas obras de pintura, realizou trabalhos em tapeçaria e vitrais, trabalhou em gravura, fez ilustrações para livros e cenários para peças de teatro. Foi uma das mais importantes pintoras europeias do séc. XX.
Poet'anarquista
Vieira da Silva
Pintora Portuguesa
BIOGRAFIA
Nasceu em Lisboa em 13 de Junho de 1908; 
Morreu em Paris em 6 de Março de 1992. 

Filha do embaixador Marcos Vieira da Silva, ficou órfã de pai aos três anos, tendo sido educada pela mãe em casa do avô materno, director do jornal O Século.

Tendo mostrado interesse, desde muito pequena, pela pintura e pela música começou a estudar pintura, a partir de 1919, com Emília Santos Braga e Armando Lucena. Em 1924, frequenta as aulas de Anatomia Artística da Escola de Belas Artes de Lisboa.

Em 1928 vai viver para Paris, acompanhada pela Mãe, indo visitar a Itália. No regresso começa a frequentar as aulas de escultura de Bourdelle, na Academia La Grande Chaumière. Mas abandona definitivamente a escultura, depois de frequentar as aulas de Despiau.

Começa então a estudar pintura com Dufresne, Waroquier e Friez, participando numa exposição no Salon de Paris. Conhece o pintor húngaro Arpad Szenes, com quem casa em 1930, e com quem visitará a Hungria e a Transilvânia.

Em 1935 António Pedro organiza a primeira exposição da pintora em Portugal, e que a faz estar em Portugal por um breve período, até Outubro de 1936, após o qual voltará para Paris, onde participará activamente na associação «Amis du Monde», criada por vários artistas parisienses devido ao desenvolvimento da extrema direita na Europa.

Regressará em 1939, devido à guerra, já que para o seu marido, judeu húngaro, a proximidade dos nazis o incomoda, naturalmente. Ficará em Portugal por pouco tempo, pois o governo de Salazar não lhe restitui a cidadania portuguesa, mesmo tendo casado pela igreja. Não deixa de participar num concurso de montras, realizado no âmbito da Exposição do Mundo Português, que também lhe encomendou um quadro, mas cuja encomenda será retirada.

O casal de pintores decide-se a ir para o Brasil, até porque as notícias sobre uma possível invasão de Portugal pelo exército alemão não são de molde a os sossegar.

Em Brasil serão recebidos de braços abertos, recebendo passaportes diplomáticos, que substituem os de apátridas emitidos pela Sociedade das Nações, tendo mesmo recebido uma proposta de naturalização do governo.

Residirão no Rio de Janeiro até 1947, pintando, expondo e ensinando, regressando Vieira da Silva primeiro que o marido, retido pelos seus compromissos académicos.

É a época em que Vieira da Silva começa a ser reconhecida. O estado francês compra-lhe La Partie d'échecs, um dos seus quadros mais famosos. Vende obras suas para vários museus, realiza tapeçarias e vitrais, trabalha em gravura, faz ilustrações para livros, cenários para peças de teatro.

Em 1956, foi-lhe dada a naturalidade francesa.

Expõe em todo o mundo e ganha o Grande Prémio da Bienal de São Paulo de 1962, e no ano seguinte o Grande Prémio Nacional das Artes, em Paris.
Fonte: NETSABER

«Auto-Retrato»
Vieira da Silva

«A Poesia Está na Rua»
Vieira da Silva

«A Biblioteca»
 Vieira da Silva

«As Grandes Construções»
Vieira da Silva

«O Jogo de Xadrez»
Vieira da Silva

«Vitrais em Rems - França»
Vieira da Silva

«PINTURA DE VIEIRA DA SILVA»
PELO MÚSICO LUÍS CÍLIA DEDICADO À PINTORA

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma grande artista que em Portugal não souberam dar o justo valor. Foi preciso naturalizar-se francesa para ser reconhecida. Pobre país o nosso...