terça-feira, 1 de março de 2011

MÚSICA - FREDERIC CHOPIN

Frederic Chopin, extraordinário pianista e compositor para piano do Romantismo, nasceu em Zelazowa Wola, Polónia, a 1 de Março de 1810. A técnica notável como pianista, e a harmonia musical das obras que compôs, são comparadas com dois grandes génios compositores da música clássica, Mozart e Beethoven. A sua influência na música foi tão importante que perdura até à actualidade. Eis pois um dos maiores compositores para piano, e um dos pianista mais importantes da história da música, Fryderyk Franciszec Chopin!
Poet'anarquista
Frederic Chopin
Pianista e Compositor para Piano
BREVE BIOGRAFIA
01/03/1810, Zelazowa Wola, Polónia
17/10/1849, Paris, França


Frederic Chopin era filho do professor francês Nicolas Chopin, que dava aulas de francês e literatura francesa, e da pianista poloca Justina Krazizanovska. Dez meses após o seu nascimento, a família foi morar em Varsóvia, onde transitava entre os nobres e a burguesia.

Chopin teve uma infância culta. Aos seis anos passou a ter um professor de piano, Adalbert Zwini, que lhe apresentou as obras de Bach e Mozart.

O seu primeiro concerto público ocorreu quando ele tinha apenas oito anos. Na mesma época viu publicada a sua primeira obra, uma polonaise (dança de origem polaca). Prosseguiu conciliando os seus estudos no Liceu de Varsóvia com as aulas de piano. 

Em 1825, apresentou-se para o Czar Alexandre I. No ano seguinte ingressou no Conservatório de Varsóvia, onde iniciou os seus estudos com o compositor Joseph Elsner. 

Em 1830, dias antes de eclodir a Revolução Poloca contra a ocupação russa, Chopin resolveu deixar Varsóvia e partir para Viena, que vivia sob o regime autoritário de Metternich. Em julho do ano seguinte, Chopin seguiu para Paris, onde logo se integrou na elite local, passando a ser requisitado como concertista e como professor. Nessa época conheceu músicos consagrados, como Rossini e Cherubini, e outros da sua geração, como Mendelssohn, Berlioz, Franz Lizst e Schumann. 

Chopin tocando a Polonesa no Hotel Lambert
Pintura Teofil Kwiatkowski  

Numa das suas viagens pela Europa, em 1835, reencontrou Maria Wodzinska, que conhecera ainda criança em Varsóvia. Chopin apaixonou-se, mas, apresentando já os primeiros sinais de tuberculose, acabou rompendo o noivado por pressão da família de Maria.

Em 1838 Chopin uniu-se à controvertida escritora Aurore Dupin, que usava o pseudônimo masculino de George Sand. O casal resolveu passar um tempo em Maiorca, mas o clima húmido da ilha piorou o estado de saúde do compositor. Em 1839, os dois voltaram para a França e em 1847 romperam definitivamente o relacionamento.

 Túmulo de Frederic Chopin
Cemitério Père Lachaise - Paris

No dia 17 de outubro de 1849, Frederic Chopin faleceu, aos 39 anos. Foi sepultado no cemitério de Père Lachaise, em Paris.

O seu coração foi colocado dentro de um dos pilares da igreja de Santa Cruz, em Varsóvia, conforme seu último pedido.

Chopin dedicou toda a sua obra ao piano, com exceção de apenas algumas peças. Várias das suas obras têm influência do folclore polaco, como é o caso das mazurcas e das polonaises.
Fonte: UOL Educação

«POLONAISE» DE CHOPIN - PELO PIANISTA GILVA
FREDERIC CHOPIN

Sem comentários: