quinta-feira, 17 de maio de 2012

II REUNIÃO CIENTÍFICA

Cartaz - II Reunião Científica
Enoteca de Redondo * Fórum de Alandroal

Programa
Redondo 24 Maio 2012 * Alandroal 25 Maio 2012

Vilas de Alandroal e Redondo 
Acolhem Fórum Internacional Sobre Ocupação Romana na Península Ibérica

O Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal recebe, no próximo dia 25 de Maio, uma reunião científica subordinada ao tema “As Paisagens da Romanização: Fortins e Ocupação do Território nos Séculos II a.C. - I a.C.”. Organizada em conjunto pelo Instituto Arqueológico de Mérida e pelos Município de Redondo e Alandroal, a iniciativa contará com a presença de alguns dos mais reputados cientistas e investigadores internacionais.

Joey Williams, Gerald Grabherr, Barbara kainrath, Félix Teichner, Carlos Fabião, Pedro Carvalho, Rosa Otero Béjar ou Jorge Morín de Palos, são apenas alguns dos cientistas e investigadores que vão participar neste Fórum Científico, que tem o seu início no dia 24 de Maio, pelas 10:00 horas, na Enoteca de Redondo. Os debates continuam no dia 25, no Fórum Cultural de Alandroal, igualmente pelas 10:00 horas. Neste dia haverá ainda lugar para uma visita de trabalho ao sítio arqueológico dos “Castelinhos do Rosário”. 

Ao longo dos dois dias os investigadores irão abordar vários temas relacionados com a Ocupação Romana na Península Ibérica, com o objectivo de contribuir para o aprofundamento do conhecimento existente sobre este tema. “Consolidação da presença romana no território centro alentejano: fortificação e povoamento no séc. I a. C.” e “O Exército Romano: conquista, controlo e reorganização do território peninsular em época republicana”, são exemplos de temas que serão abordados pelos oradores durante o encontro.

O Município Alandroalense tem dedicado especial atenção às questões relacionadas com a arqueologia e história do concelho, pelo que se congratula por poder acolher um evento desta envergadura, que trará ao Alandroal alguns dos melhores especialistas internacionais nesta matéria. Exemplo disso é o facto de já ter garantido para este ano uma nova temporada de escavações no sítio arqueológico da “Rocha da Mina”, onde no passado ano foram feitas importantes descobertas.
Fonte: gabinete de imprensa/ cmalandroal

Santuário da Rocha da Mina
Sagrado Altar de Formação Rochosa

ENDOVÉLICO

Noutro tempo sem semelhanças
Foi venerado um Deus especial...
Tempo conturbado de mudanças,
Onde hoje é Concelho d'Landroal.

Um Deus Pré-Romano adorado
Na Rocha a que chamaram Mina...
Em S. Miguel da Mota edificado
Um templo de adoração divina!

Alinhados entre si lugares de culto
Ao ponto mais alto da serra d'Ossa,
Rocha da Mina inicial lugar Santo?...
Do Deus Endovélico em terra nossa.

Sagrado Altar de formação rochosa,
De escadaria pró espaço infinito...
A voz dos Deuses soou harmoniosa,
Ouvindo-se no território mais recôndito!!

Deo Endovélico Sacrum Nostro:
P'la mudança feita em harmonia...
Tão belo evento, tão grato encontro,
Por Terras do Endovélico com magia!!!

Matias José

Área Habitacional/ Séc. I a.C.
Descoberta - Recipiente Cerâmico 

Sem comentários: