domingo, 20 de maio de 2012

PINTURA - KEES VAN DONGEN

O pintor francês de origem holandesa Cornelis Theodorus Maria van Dongen, mais conhecido por Kees van Dongen nasceu em Delfshaven, perto de Roterdão, a 26 de Janeiro de 1877. O fauvismo presente em grande parte da sua obra, sofreu fortes influências de pintores como Matisse, Manguin e Derain. Chegou por várias vezes a expor os seus trabalhos juntamente com pintores da corrente expressionista, uma delas na inauguração da exposição do expressionismo alemão, realizada em Munique. Kees van Dongen faleceu em Monte Carlo, Mónaco, a 20 de Maio de 1968.
Poet'anarquista
Kees van Dongen
Pintor Francês de origem Holandesa

«Auto-Retrato»
Kees van Dongen
SOBRE O PINTOR…

Kees van Dongen nasceu a 26 de Janeiro de 1877, em Delfshaven perto de Roterdão. No início das suas pinturas artísticas foi inspirado pelos impressionistas e influenciado pelo seu estilo. Van Dongen estudou na Academia de Roterdão, mas não terminou aí os seus estudos. Foi ganhando o seu sustento trabalhando para as revistas «Groene» e «Neusblad Rotterdam».

Os seus primeiros desenhos picantes sobre a vida erótica ao seu redor, foram publicados com grande escândalo. Em 1897 foi para Paris, onde viveu no Bateau-Lavoir. Lá trabalhou como ilustrador para «Revoue Blanche» e «L'assiette au Beurre». Em 1903, van Dongen expõe as suas obras publicamente pela primeira vez, e mais tarde com o pintor Matisse na Galeria Vollard. O pintor holandês  associou-se ao grupo de «fauves» (feras) em 1905. 

No entanto, a sua afinidade com os expressionistas alemães pode ser reconhecida nas suas obras. Indicativo deste seu trabalho é o uso intenso da cor, o que aumentou a expressividade das suas pinturas. Em 1908, tornou-se membro do grupo expressionista alemão «Die Brucke» (Ponte) e exibiu juntamente com esses artistas.

No final da I Guerra Mundial, van Dongen foi descoberto pela classe alta. Pintou então muitos retratos, tornando-se um cronista de 1920 a 1930. Os seus retratos expressivos, semelhanças, e as paisagens receberam muito apreço e alcançaram o sucesso através da sua coloração única. 

Kees van Dongen morreu em 20 de Maio de 1968, em Monte Carlo.
Fonte: http://www.kees-van-dongen.com/
«Moulin de la Galette»
Kees van Dongen

«Tabela»
Kees van Dongen

«Dongen Domingo na Praia»
Kees van Dongen

«Lailla»
Kees van Dongen

«A Papoila»
Kees van Dongen

«Violinista Ibe»
Kees van Dongen

«O Palhaço»
Kees van Dongen

«FAUVISMO»

KEES VAN DONGEN

Sem comentários: