sábado, 19 de maio de 2012

PINTURA - FERDINAND HODLER

O pintor suíço Ferdinand Hodler, nasceu em Berna a 14 de Março de 1853. Foi um dos mais importantes e reconhecidos pintores suíços do séc. XIX, e um dos grandes precursores da pintura expressionista à época. Numa fase da sua vida artística desenvolveu um estilo próprio a que deu o nome de «paralelismo», um novo conceito na simetria de figuras em poses rituais e de dança. Hodler faleceu em Genebra, a 19 de Maio de 1918.
Poet'anarquista
Ferdinand Hodler
Pintor Suíço

«Auto-Retrato»
Hodler
SOBRE O PINTOR…

Ferdinand Hodler nasceu em  1853, sendo o mais velho dos seis filhos de Jean Hodler e Marguerite. Seu pai ganhava a vida como carpinteiro e sua mãe vinha de uma família de camponeses.

O pai de Hodler mais dois irmãos morrem de tuberculose. A mãe casa de novo com um pintor de artes decorativas, mas morre também de tuberculose, deixando Hodler órfão quando era ainda uma criança. A perda dos pais e dos irmãos despertam no artista uma poderosa consciência da mortalidade, que o levam a comparar a sua obra com a de Munch, mas os temas da mística e da melancolia foram comuns durante o período intenso conhecido por «Fim do Século».

Hodler recebeu as primeiras noções de pintura do padrasto, e posteriormente foi enviado para Thun, como aprendiz de um pintor local, Fernando Sommer.

As primeiras obras de Hodler eram paisagens, que vendia em lojas, e na rua aos turistas.

Em 1871, com 18 anos de idade, viaja até Genebra para iniciar uma carreira como pintor. Em Genebra estuda com Barthélemy Menn, antigo aluno de Ingres. Foi uma educação muito tradicional, mas que o ensinou a desenhar bem e que o expôs às influências duradouras de Rembrandt, Holbein e Durer. Hodler começou então a trabalhar como retratista.

Mais tarde visitou Paris, para explorar novas ideias e novos estilos; admirou em especial os de Gauguin e Seurat. No entanto, Hodler tinha inventado o seu próprio estilo, a que chamou «paralelismo», caracterizado por agrupamentos de figuras simétricas, em poses que sugerem ritual ou dança.

O primeiro trabalho simbolista de Hodler, «A Noite», representa o sono como prefiguração da morte, mas o presidente da Câmara de Genebra não conseguiu ver para além dos corpos nus e excluiu-o da exposição. A publicidade daqui resultante, com prémios atribuídos em França, Alemanha e Áustria, garantiram a fama internacional de Hodler.

Hodler foi um pintor suíço precursor da pintura expressionista, mas na última década do século XIX, o seu trabalho evoluiu para combinar influências de vários estilos, incluindo o Simbolismo e a Art Nouveau. É desse período «O Lenhador», imagem que em 1910 ilustrou a nota de 50 francos suíços, emitida pelo Banco Nacional Suíço.

Hodler morreu a 19 de Maio, 1918 em Genebra.
Fonte: wikipédia
«Nas Margens do Manzanares»
Hodler

«Lago de Thun»
Hodler

«Mulheres Correndo»
Hodler

«O Bom Samaritano»
Hodler

«O Lenhador»
Hodler

«Uma Alma Perturbada»
Hodler

«A Lamentação de Cristo»
Hodler

«EXPRESSIONISMO»
FERDINAND HODLER

Sem comentários: