segunda-feira, 31 de agosto de 2015

MÚSICAS DO MUNDO

E a música de hoje é...

THE WATERBOYS - «Red Army Blues»

Poet'anarquista

BLUES DO EXÉRCITO VERMELHO

Quando eu deixei minha casa e minha família,
Minha mãe me disse:
‘Filho, não é quantos alemães você mata que conta,
É quantas pessoas você consegue libertar!’

Então, eu arrumei minhas malas
Escovei meu boné
Saí para o mundo
Dezassete anos de idade
Nunca beijei uma garota

Apanhei o trem para Voronezh
Que foi tão longe como seria de ir
Mudei meus sacos por um uniforme
Mordi meu lábio contra a neve
Eu rezei para a mãe Rússia
No verão de ‘43
E como nós enviámos os alemães de volta
Eu realmente acreditava
Que Deus estava me ouvindo

Nós uivámos em Berlim
Rasgámos para baixo os edifícios fumegantes
Levantámos a bandeira vermelha bem alto
Queimámos o marrom Reichstag
Eu vi meu primeiro soldado americano
E ele se parecia muito comigo
Ele tinha o rosto do mesmo tipo do fazendeiro
Disse que ia vir de algum lugar chamado Hazzard, Tennessee

Em seguida, a guerra tinha acabado
Meus documentos foram devolvidos
Eu e vinte centenas de outros
Fomos para Stettiner de trem
Kiev! disse o comissário
A partir daí o seu próprio caminho para casa
Mas eu nunca cheguei a Kiev
Nós nunca regressámos a casa
O trem foi para o norte para Taiga
Onde fomos despojados e marchámos em fila
A caminho da grande estrada siberiana
Por milhas e milhas e milhas e milhas
Vestidos com listras e farrapos
Num campo deixado para morrer
Tudo porque o camarada Stalin estava com medo
Que nos torna-se-mos demasiado ocidentalizados!

Usado para amar o meu país
Eu ainda tão jovem
Costumava acreditar que a vida era
A melhor música nunca cantada
Eu teria morrido pelo meu país em 1945
Mas agora só uma coisa permanece
Mas agora só uma coisa permanece
Mas agora só uma coisa permanece
Mas agora só uma coisa permanece
A brutal vontade de sobreviver!

The Waterboys
 Banda Britânica

Sem comentários: