sábado, 12 de novembro de 2011

ESCULTURA - AUGUSTE RODIN

O enorme escultor francês Auguste Rodin nasceu em Paris, a 12 de Novembro de 1840. Um dos artistas mais influentes do séc. XX, viu no início da sua carreira várias peças de carácter impessoal serem rejeitadas pelo Salon de Paris, em 1864. A sua obra, muito semelhante no estilo a impressionistas da época como  Michelangelo e Donatello, e de quem obteve grande influência na sua vida artística, adquiriu um novo conceito ligando conhecimentos da arte escultórica e arquitectónica. Rodin veio a falecer em Meudon, a 17 de Novembro de 1917.
Poet'anarquista
Auguste Rodin
Escultor Francês
BIOGRAFIA

Enquanto os pintores franceses descobriam o impressionismo, Rodin percorria, na escultura, um caminho semelhante. Procurou novos efeitos para a escultura, oferecendo uma imagem de «insegurança», que se traduzia em novos efeitos de luz e sombras.

Junto com esses métodos de expressão inovadores, continuou a utilizar um estilo de representação que evocava as imagens heróicas tradicionais. Rodin tornou visível a manifestação da alma humana por meio de gestos e expressões enérgicos e penetrantes.

Tornou-se, assim, o renovador da escultura europeia, abrindo caminho para novos estilos e utilizando, ao mesmo tempo, elementos originários do expressionismo. As primeiras obras, embora ainda impregnadas de uma concepção classicista, já revelam esta tendência.

O seu primeiro trabalho enviado ao Salon de Paris, «Rapariga de Nariz Partido» (1864), não teve o reconhecido valor esperado. As esculturas de Rodin iriam continuar causando, por algum tempo, a rejeição da opinião pública, como ocorreu com a obra «Estátua de Balzac» (1891).

Outra das melhores obras de Rodin, «Porta do Inferno», em que ele trabalhou desde 1880, ficou inacabada; do estúdio apenas sairia um fragmento do conjunto, a célebre escultura «O Pensador».

Para «O Beijo» (1886), supõe-se que tomou como modelo a escultora Camille Claudel, sua aluna, assistente e amante. Depois de participar na Exposição Universal de Paris, em 1900, Rodin começou a desfrutar de um crescente reconhecimento público.
Fonte: NetSaber
«O Beijo»
Rodin

«O Pensador»
Rodin   

«Toillete de Vénus»
  Rodin   

«Mulher Agachada»
 Rodin   

«Honore de Balzac»
Rodin   

«Rose Beuret»
Rodin   

«A Jovem Mãe»
Rodin   

«CORRENTE IMPRESSIONISTA»
AUGUSTE RODIN

1 comentário:

Anónimo disse...

... o pensamento se torna realmente incrível quando vemos a mesma coisa em momentos diferentes... enxergamos esta apropriação individual realmente impressionante e me faz pensar novamente no q fazer com ela...burlar... ou melhor transcender leis infames para mente humana... valeu parceiro pela sua disposição com ideias construtivas... até...

Douglas Artusi