quinta-feira, 16 de outubro de 2014

«O ANARCO-SINDICALISTA»

Emídio Santana
«O Anarco-Sindicalista»
BREVE NOTA...

Emídio Santana nasceu em  Lisboa a 4 de Julho de 1906.

Foi um dos mais importantes militantes portugueses do anarco-sindicalismo, e autor de diversos artigos e ensaios sobre o anarco-sindicalismo e o mutualismo.

Emídio Santana militou nas Juventudes Sindicalistas e foi membro do Sindicato Nacional dos Metalúrgicos, filiado na antiga Confederação Geral do Trabalho (CGT) portuguesa.

No seguimento do golpe militar de 28 de Maio de 1926, desenvolveu uma actividade de resistência contra a ditadura e actividade sindical clandestina.

Em 1936, representou a CGT portuguesa no congresso da «Confederación Nacional del Trabajo de Espanha».

Em 4 de Julho de 1937 foi um dos autores do atentado a Salazar quando este se deslocava à capela particular do seu amigo Josué Trocado, na Avenida Barbosa du Bocage, em Lisboa, para assistir à missa . Na sequência do atentado, Emídio Santana é procurado pela PIDE e foge para o Reino Unido, onde a polícia inglesa o prende e envia para Portugal onde é preso e condenado a 16 anos de prisão.

A partir do fim da ditadura em 1974, Emídio Santana retoma a vida militante activa, nomeadamente como director do jornal  «A Batalha».

Em 1985, escreveu «Memórias de um Militante Anarco-Sindicalista», livro onde recorda momentos importantes da sua vida de militância política.

Emídio Santana faleceu em Lisboa, a 16 de Outubro de 1988.
Fonte: Wikipédia

Sem comentários: