segunda-feira, 20 de outubro de 2014

OUTROS CONTOS

«O Príncipe e o Génio», por Arthur Rimbaud.

«O Príncipe e o Génio»
Arthur Rimbaud, por Isabelle Rimbaud

302- «O PRÍNCIPE E O GÉNIO»

Um Príncipe estava insatisfeito por nunca se haver aplica­do senão em aperfeiçoar as generosidades vulgares. Previa no amor revoluções surpreendentes, e supunha suas mulheres ca­pazes de algo melhor que essa complacência entremeada de céu e de luxúria. Quis ver a verdade, a hora do desejo e da satisfação essenciais. Fosse ou não uma aberração de piedade, assim o quis. Possuía pelo menos um poder humano bastante considerável.

Todas as mulheres que o haviam conhecido foram assassinadas. Que devastação no jardim da beleza! Sob o sabre, ainda o bendiziam. Não ordenou outras novas. — As mulheres reapare­ceram.

Matava a todos que o seguiam, após a caça ou as libações. — E todos o seguiam.

Divertia-se em degolar os animais de luxo. Mandou incendiar os palácios. Arrojava-se sobre as pessoas e as talhava em postas. — A multidão, as cúpulas douradas, os graciosos animais subsistiam.

Pode-se extasiar na destruição, rejuvenescer na crueldade! O povo não murmurou. Ninguém trouxe o concurso de seu parecer.

Uma noite galopava altivamente. Apareceu um Génio, de uma beleza inefável, inadmissível mesmo. De sua fisionomia e de seu porte emanava a promessa de um amor múltiplo e comple­xo! de uma felicidade indizível, insuportável mesmo! O Príncipe e o Génio se aniquilaram provavelmente na saúde essencial. Como não haveriam de morrer disso? E então morreram juntos.
Mas esse Príncipe expirou, em seu palácio, numa idade esperada. O Príncipe era o Génio. O Génio era o Príncipe.

Falta ao nosso desejo a música adequada.

Arthur Rimbaud

Sem comentários: