quarta-feira, 22 de outubro de 2014

OUTROS CONTOS

«A Mulher Automática», por Oswald de Andrade.

«A Mulher Automática»
Conto de Oswald de Andrade

304- «A MULHER AUTOMÁTICA»

(De São Paulo) — Qual é o seu cargo?

— Esteno-dáctilo-serpente-contralto-secretária...

— Isso é novidade. Eu ouvi no rádio naquele debate sobre a mulher moderna: esteno-dáctilo-serpente-secretária — A mulher atual!

— Ainda tem mais! Ponha glamour!

— Que é isso?

— Glamour é assim como eu sou. De concurso!

O homem pálido que esperava há duas horas examinou com os olhos a morena iodada no coral solto do vestido, sandálias de purpurina, cabelo lustroso, brincos, balangandãs e pulseiras, um beiço em ciclamen por Salvador Dali.

— O senhor sabe? Comprei ontem um leque que cheira. É formidável! Da América!

A voz grossa trauteou "La vie en rose".

— Dei o fora no meu darling porque ele não me levou à boîte para ver o Charles Trenet. Fui com Mister Ubirajara.

— Quem é Mister Ubirajara?

— Acho que é canadense. Um gordo do anúncio. Tem gaita e possui um guarda-roupa perfeito. Dois ternos por dia! Me levou a Santo Amaro num 1950 formidável. Tomamos muitos drinks.

Na ante-sala de móveis mecânicos o telefone ressoou. 

— Aposto que é o turco! Deixa tocar... Ele fala "negócio". Quer saber do "negócio" dele. Como se eu estivesse aqui para dar informações! 

O telefone insiste.

— O senhor saber? Um marinheiro contrabandista foi ao meu apartamento levar uns cortes de tropical e uns relógios suíços. Não falava nenhuma língua. Disse por gestos que era marinheiro, da Suíça. Enquanto ele bateu um relógio-pulseira e pus ele pra fora. Começou gesticulando que faltava alguma coisa. Banquei a boba. O homem falou baiano: — Deixe de besteira moça! Não gosto disso não! Me dá o relógio!

O telefone continuava. Ela arrancou num gesto o fone e berrou:

— Não me encha! Não é aqui!

Desligou violentamente. A voz do outro lado ficou dizendo humildemente:

— Esbéra, mucinha!

— Que esbéra, nada! Se ele ligar outra vez dou o telefone do Cemitério do Araçá. Vou fazer ele falar com defunto!

Houve um silêncio rápido. O homem pálido perguntou:

— A senhora é contralto?

— Sou. O que a mulher tem de melhor é a voz! — gritou desaparecendo numa porta volante. — A voz e a saliva!

Oswald de Andrade

Sem comentários: