O pintor surrealista alemão Edgar Karl Alfons Ende, mais conhecido por Edgar Ende, nasceu em Altona a 23 de Fevereiro de 1901. Pai do famoso escritor de literatura infantil Michael Ende, só viu as suas pinturas serem reconhecidas internacionalmente já nos anos 30. O seu trabalho na tradição de arte fantástica e visionária, foi considerado um dos mais importantes contributos da pintura alemã do séc. XX. Edgar Ende faleceu em Nice, a 27 de Dezembro de 1965.
Poet'anarquistaEdgar Ende
Pintor Alemão
BREVE BIOGRAFIA
27 de Dezembro de 1965 – Morre o pintor Alemão Edgar Ende
Ende estudou na Escola de Altona, de Artes e Ofícios, entre 1916 e 1920. Pintor surrealista, sem tentar colocar nos seus quadros qualquer intenção conceptual, Edgar Ende simplesmente pintava de forma ilógica, oferecendo o seu mistério puro e nu, sem ideias pré-concebidas.
Sem nunca ter gozado o êxito como os seus colegas surrealistas, pintou em silêncio e apaixonadamente, até que, nos anos 30, as suas pinturas tiveram a atenção internacional. Mas como alguns dos seus colegas, a sua pintura foi classificada de degenerada pelo governo nazi da Alemanha, tendo sido proibido de pintar e de expor os seus quadros.
A maioria de suas pinturas foram destruídas por um ataque à bomba em Munique.
André Breton", o pai do surrealismo, declara-o, oficialmente, pintor surrealista, após o conhecer em 1951.
Fonte: UOL Educação
«Surrealismo»
Edgar Ende
«Surrealismo»
Edgar Ende
«Surrealismo»
Edgar Ende
«Surrealismo»
Edgar Ende
«Surrealismo»
Edgar Ende
«Surrealismo»
Edgar Ende
«Surrealismo»
Edgar Ende
«Surrealismo»
Edgar Ende
«SURREALISMO»
EDGAR ENDE
Sem comentários:
Enviar um comentário