quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

OS «NUS DE HELGA», POR ANDREW WYETH

O pintor realista norte-americano Andrew Newell Wyeth, nasceu em Chadds Ford, estado da Pensilvânia a 12 de Julho de 1917. Foi um dos pintores americanos mais importantes da história da arte, sendo a sua obra de estilo predominantemente regionalista. Os trabalhos que hoje se publicam dizem respeito a uma série de nus, em várias poses e que eu intitulei os «Nus de Helga». Andrew Wyeth faleceu na sua terra natal, a 16 de Janeiro de 2009.
Poet’anarquista
Andrew Wyeth
Pintor Norte-Americano
SOBRE O PINTOR...

Pintor realista estadunidense nascido em Chadds Ford, Pennsylvania State, um dos mais importantes da história da arte da pintura estadunidense, cujas aquarelas e têmperas retrataram de forma realista prédios, paisagens e pessoas das localidades regionais. O mais jovem dos cinco filhos de Newell Convers Wyeth, um conhecido ilustrador de revistas, mapas, calendários, cartazes e murais, e de Carolyn Bockius Wyeth, foi uma criança doentia e assim seus pais decidiram educá-lo em casa com professores particulares. A sua memória vívida e imaginação fantástica o conduziram a uma grande fascinação pela arte e seu pai, reconhecendo o talento do filho, cuidou de lapidá-lo. Ensinou-lhe os fundamentos de desenho académico tradicional e, assim, ele começou estudos de pintura retratando a costa rochosa e o mar em Porto Clyde, Maine.

Fez a sua primeira e bem sucedida exposição individual em New York (1937) retratando temas referentes especialmente ao vale Brandywine, em torno de Chadds Ford, e a área próxima de sua casa de verão em Cushing, Maine. Casou-se aos vinte e dois com Betsey James e teve dois meninos, Nicholas que se tornou um negociante de arte, e James que se tornou o terceiro artista de geração na família.

O seu quadro mais conhecido é Christina' World (1948), em que se destacam a perspectiva inusitada e a luz. Entre muitos dos seus trabalhos, citam-seBrandywine Valley (1940), Turkey Pond (1944), Dodges Ridge (1947), Trodden Weed (1951), Corner of the Woods (1954), Hawk Mountain (1961), Christina's Teapot (1968), Knapsack (1977),Kuerner's Farm (1983), Man and the Moon (1990), Leaving (1993), Sharpshooter (1997) e The Carry (2003).

Condecorado pelo governo estadunidense (1963) e muito premiado pelo mundo afora, tornou-se membro das mais importantes academias de artes do mundo, como a francesa, a soviética e a britânica.
Fonte: dec.ufcg.edu.br/
«Helga - Pose I»
Andrew Wyeth

«Helga - Pose II»
Andrew Wyeth

«Helga - Pose III»
Andrew Wyeth

«Helga - Pose IV»
Andrew Wyeth

«Helga - Pose V»
Andrew Wyeth

«Helga - Pose VI»
Andrew Wyeth

«Helga - Pose VII»
Andrew Wyeth

«Helga - Pose VIII»
Andrew Wyeth

«Helga - Pose IX»
Andrew Wyeth

«Helga - Pose X»
Andrew Wyeth

«Esboço de Helga - Pose XI»
Andrew Wyeth

«REALISMO»
ANDREW WYETH

Sem comentários: