terça-feira, 29 de janeiro de 2013

POEMA DE ROBERT FROST

Robert Lee Frost, um dos mais importantes poetas americanos do séc. XX, já aqui- «POESIA - ROBERT FROST» com referência à sua biografia e obra. Robert Frost faleceu em Boston, a 29 de Janeiro de 1963

O poema que hoje se propõe tem como título «A Estrada não Trilhada. Boa leitura!
Poet'anarquista
Robert Frost
Poeta Americano

A ESTRADA NÃO TRILHADA

Num bosque, em pleno outono, a estrada bifurcou-se,
mas, sendo um só, só um caminho eu tomaria.
Assim, por longo tempo eu ali me detive,
e um deles observei até um longe declive
no qual, dobrando, desaparecia…

Porém tomei o outro, igualmente viável,
e tendo mesmo um atrativo especial,
pois mais ramos possuía e talvez mais capim,
embora, quanto a isso, o caminhar, no fim,
os tivesse marcado por igual.

E ambos, nessa manhã, jaziam recobertos
de folhas que nenhum pisar enegrecera.
O primeiro deixei, oh, para um outro dia!
E, intuindo que um caminho outro caminho gera,
duvidei se algum dia eu voltaria.

Isto eu hei de contar mais tarde, num suspiro,
nalgum tempo ou lugar desta jornada extensa:
a estrada divergiu naquele bosque – e eu
segui pela que mais ínvia me pareceu,
e foi o que fez toda a diferença.

Robert Frost
  

Sem comentários: