sábado, 28 de junho de 2014

OUTROS CONTOS

«Contos Escolhidos», por Luigi Pirandello.

«Contos Escolhidos»
Conto de Luigi Pirandello

189- «CONTOS ESCOLHIDOS»

«Juro que não quis ofender o senhor Lavaccara,
nem da primeira nem da segunda vez, como andam a dizer na aldeia.

O senhor Lavaccara pôs-se a falar de um seu porco
e queria convencer-me de que era um animal inteligente.

Eu então perguntei-lhe:

- Desculpe, o porco é magro?

E eis que o senhor Lavaccara olha para mim como se a pergunta tivesse a intenção
de ofender, não o animal de que era proprietário, mas ele próprio.

Respondeu-me:

- Magro? Pesa mais de um quintal!

E eu então disse-lhe:

- Desculpe, julga que é inteligente?

Estávamos a falar do porco. Mas o senhor Lavaccara, com toda aquela sua rósea fartura de carnes tremulantes, julgou que eu depois de ofender o porco o quisesse ofender agora a ele, como se tivesse dito que em geral a gordura exclui a inteligência. Mas, repito, era do porco que estávamos a falar. Não tinha pois nada o senhor Lavaccara que fazer uma cara tão feia, nem que perguntar-me:

- Então eu, na sua opinião?…

Apressei-me a responder-lhe:

- Mas que é que o senhor tem que ver com isto, caro senhor Lavaccara? O senhor é porventura um porco? Desculpe. Quando o senhor come com esse belo apetite que Deus lhe conserve até ao fim da vida, para quem come? Come para si, não engorda para os outros. O porco pelo contrário julga que come para ele e está mas é a engordar para os outros.»

(…)

Luigi Pirandello

2 comentários:

Anónimo disse...

O humor do velho Luigi!...

Camões disse...

Nobel da Literatura em 1934, um grande renovador do teatro, com profundo sentido de humor e originalidade.

Recordado no dia do seu nascimento, 28 de Junho de 1867.