terça-feira, 2 de setembro de 2014

OUTROS CONTOS

«As Maganas», pequeno conto por Matias José.

«As Maganas»
Pequeno Conto de Matias José

Consultar por aqui: «OUTROS CONTOS»

255- «AS MAGANAS»

Do lado de fora, pasto seco... 

O verde dentro da horta foi mais forte, é só a gente colocar-se no lugar das «maganas».

Ontem ajudei uma delas num parto complicado, eu mais o amigo que é dono da vacada. Ele é que percebe do riscado, mas eu lá ajudei como pude às suas ordens. 

Prolongou-se por toda a manhã; 

A vaca não conseguia parir porque a cria estava ao contrário, e ainda por cima uma das patas traseiras virada para a frente. Lá se ajudou o animal, e a muito custo foi retirada a cria. Vinha morta, era um macho bonito e bem desenvolvido. Acabou por não resistir e sufocar dentro da mãe. 

Quando fazia marcha-a-trás com a carrinha para ajudar a retirar a cria, 
disse para com os meus botões: 

- Anda, minha «magana!», ainda há dias me comeste o hortejo, e eu aqui a ajudar-te!

Foi pena a cria vir morta... seria um dia perfeito!!

O azar e a sorte andam muitas vezes de mãos dadas...

- Do mal ao menos, a mãe encontra-se bem.

Matias José

Sem comentários: