sábado, 30 de janeiro de 2016

PINTURA - LUÍS DOURDIL

O pintor português Luís César Pena Dourdil Dinis, conhecido como Luís Dourdil, nasceu em Coimbra a 8 de Novembro de 1914, e faleceu em Lisboa a 29 de Janeiro de 1989. Iniciou a sua carreira no figurativismo, vindo depois a evoluir para representações que combinam com o abstraccionismo. Hoje o recordamos...
Poet'anarquista
Luís Dourdil
Pintor Português
Sobre o pintor...

«Luís Dourdil discreto e organizado, pintou (superiormente) como viveu, inteiro, com coerência, numa espécie de modéstia ao mesmo tempo perplexa e empolgada, sentindo por dentro as suas referências culturais, auto-aprendizagem, o correr da História.

Entrar no seu atelier do Coruchéus era descobrir-lhe a ordem, a serenidade do lento e longo diálogo com as aparências, os materiais e as matérias da pintura, o equilíbrio de um profissionalismo conquistado em muitos anos de pesquisa gráfica.

É preciso reafirmar que Luis Dourdil é um dos principais autores da pintura moderna portuguesa e que a justiça de que porventura beneficia agora chegou tarde e mal dimensionada no confronto com personalidades, suas contemporâneas, de idêntico valor. Isso pode dever-se em parte, ao modo de ser do artista, à sua modéstia, mas deve-se também, e sobretudo, à incapacidade dos nossos analistas para escapar a este fenómeno provinciano (de mimetismo complexado) que os reduz aos padrões consumíveis da moda e os impede de assumir, com isenção científica, critérios históricos e estéticos, o estudo plural de modos de formar que se distingam, em exemplar qualidade, daquele tipo de referências.

Dourdil não foi um autor de circunstância. Não teve nunca de se submeter o mundo das suas formas e da sua escrita aos postulados efémeros da exterioridade consumista. Não teve porque acreditava no valor intrínseco das suas descobertas e conferia maior importância ao trajecto lento mas sincero, e essa interioridade que sempre sobrepôs.» 
Fonte: Rocha de Sousa in Artes Plásticas, nº1 Jul. 1990

Retrato de um Povo






Luís Dourdil

PINTURA DE LUÍS DOURDIL
Poet'anarquista

1 comentário:

Anónimo disse...

É um bálsamo para a alma visitar este blogue de bom gosto e muita cultura. Obrigado, e continue a presentear-nos com a qualidade que aqui impera.

Uma sua visitante assídua.