segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ESCULTURA - ARISTIDE MAILLOL

O escultor e pintor francês do neoclassicismo, Aristide Maillol, nasceu em Banyuls-sur-Mer, a 8 de Dezembro de 1861. Começou como pintor, sendo fortemente influenciado pelos artistas Paul Gaugin e Maurice Denis. Porém, no início do séc. XX, passou a dedicar-se exclusivamente a trabalhos escultóricos. Aristide Maillol, vítima de acidente de automóvel nas proximidades da sua terra natal, faleceu a 27 de Setembro de 1944.
Poet'anarquista
Aristide Maillol
Escultor Francês

«Aristide Maillol»
Retrato por Rippl Rónai

BIOGRAFIA
Estudou pintura em Perpignan na École des Beaux-Arts, em Paris, tendo como mestres Gérome e Cabanel. Aí permaneceu de 1882 a 1886, quando abandonou a pintura pela tapeçaria e pela gravura em madeira. Sofreu a influência de Gauguin e de Maurice Denis. No começo do séc.XX passou a dedicar-se exclusivamente à escultura.Uma viagem à Itália e à Grécia levou-o a uma reapreciação da escultura arcaica, afastando o seu estilo da influência então poderosa de Auguste Rondin. Morreu em desastre de automóvel nas vizinhanças de sua terra natal.
Maillol é primordialmente um escultor do nu feminino, isolado ou em grupo. O seu poderoso neoclassicismo é baseado no estudo constante do modelo vivo. Enquanto a obra de Rodin revela maior carga emocional, as esculturas de Maillol demonstram maior tranquilidade e maior preocupação com o equilíbrio das massas. Ressentem-se, por isso mesmo, de certo formalismo; mas não podem ser tachadas de académicas ou de academicismo. A sua primeira e mais poderosa influência foi a de um anti-académico, Gauguin. As formas dos seus nus são sensualmente arredondadas, podendo em certos casos adquirir conotação ingénua.
Em argila,mármore ou bronze, a obra de Maillol oferece grande unidade, apesar da sua extensão.
Fonte: Wikipédia
«A Musa Dina Vierny»
Maillol
«A Musa Dina Vierny»
Maillol
«A Musa Dina Vierny»
Maillol
«A Musa Dina Vierny»
Maillol
«A Musa Dina Vierny»
Maillol
«A Musa Dina Vierny»
Maillol
«A Musa Dina Vierny»
Maillol
«NEOCLASSICISMO»

ARISTIDE MAILLOL

Sem comentários: