O pintor Pavel Tchelitchew nasceu em em Kaluga, perto de Moscovo, a 21 de Setembro de 1898. Este pintor surrealista russo, que mais tarde veio a adquirir nacionalidade americana, foi também um importante desenhador de cenários e figurinos para teatro. Pavel Tchelitchev faleceu em Roma, a 31 de Julho de 1957.
Poet'anarquistaPavel Tchelitchew
Pintor Russo
«Auto-Retrato»
Pavel Tchelitchew
BREVE BIOGRAFIA
Nasceu no distrito de Kaluga , perto de Moscovo, de família aristocrática. Foi educado por tutores e aprendeu Francês, Inglês e Alemão, o que incentivou o seu interesse pelas artes. O seu pai, um seguidor dos princípios tolstoianos , apoiou o seu desejo de ser pintor. Devido aos pontos de vista liberais do seu pai, a família foi despejada de sua propriedade após a Revolução de Outubro de 1917) .
Chelishchew juntou-se ao «Movimento Branco» e a família fugiu para Kiev , que ainda não estava sob controle comunista. Enquanto isso, em Kiev estudou com Aleksandra Ekster e produziu os seus primeiros projectos teatrais.
Em 1920 encontrava-se em Odessa , fugindo ao avanço do Exército Vermelho . Depois foi para Berlim na rota de Istambul . Em 1923 mudou-se para Paris e começou a pintar retratos.
Chelishchew desenvolveu uma propensão para o azul e rosa chocante, chamando-se a si mesmo o «príncipe do mau gosto.»
Gertrude Stein descreveu a sua entrada no Salon d'Automne , em 1925 , com cestos de morangos ( 1925 ), e comprou todo o conteúdo do seu estúdio. Além de se tornar um pintor especialista, também se tornou o palco de designers mais inovadores do seu tempo e projetou ballets de Diaghilev e os Ballets Russes , em Paris .
Chelishchew estreou-se nos Estados Unidos com uma exposição colectiva de desenhos no «MOMA» , Nova York em 1930 . Em 1934 mudou-se para aquela cidade onde continuou o seu trabalho como designer para a New American Ballet de George Balanchine e A. Everett «Chick» Austin , seu amigo e director do pioneiro Wadsworth Atheneum em Hartford , Connecticut .
Em 1952 Chelishchew tornou-se cidadão dos EUA, mas logo depois foi para Frascati , Itália . Sofreu um ataque cardíaco em 1956 e morreu a 31 de julho de 1957 em Roma.
Fonte: Wikipédia
«SURREALISMO»
PAVEL TCHELITCHEW
Sem comentários:
Enviar um comentário