quarta-feira, 12 de junho de 2013

PINTURA - EGON SCHIELE

O pintor austríaco Egon Schiele nasceu em Tulln na der Donau, a 12 de Junho de 1890. Ligado ao movimento expressionista, seria o sucessor natural do grande pintor, mestre e amigo Gustav Klimt. Mas uma epidemia de gripe espanhola ceifou-lhe precocemente a vida aos 28 anos. Egon Schiele faleceu em Viena de Áustria, a 31 de Outubro de 1918.
Poet’anarquista
Egon Schiele
Pintor Austríaco

«Auto-Retrato»
Egon Schiele
SOBRE O PINTOR…

Egon Schiele nasceu em Tulln, perto de Viena, em 1890. O seu primeiro período artístico é particularmente influenciado pelo «Jugendstil» de Ferdinand Hodler e, acima de tudo, pela linguagem simbólica de Gustav Klimt, que era conhecido em 1907. Klimt apresenta a Secessão de Viena, que lhe permite assimilar um estilo decorativo, torcendo linhas geométricas. Na Secessão, Schiele é abordado por grupos expressionistas liderados por Kubin e Kokoschka, desenvolvendo um estilo independente, muito pessoal e difícil de definir, de formas distorcidas.

Até 1912, passando por um período de grande atividade artística, dedicada a retratos de crianças, nus eróticos e paisagens. O seu relacionamento com Wally Neuzil e a presença de muitas crianças em seu estudo são considerados um escândalo para a sociedade, e, finalmente, leva à sua detenção e prisão. 

O seu casamento com Edith Harms em 1915 traz serenidade para a sua vida e sua obra. Schiele é chamado para o serviço militar quatro dias depois do seu casamento, mas não é enviado para a frente, e o seu recrutamento envolve tarefas de escolta de prisioneiros de guerra, tarefas no depósito de suprimentos do regimento e da organização de uma exposição de pinturas de guerra para o Army Museum de Viena.

Em 1917, foi contratado para organizar a Exposição 49 da Secessão, realizada com grande sucesso em 1918, para o qual projetou o cartaz e participou com inúmeras obras. 

Quando começa a atingir celebridade, Egon Schiele morreu em Viena em 1918, aos 28 anos, de gripe espanhola, epidemia devastadora que quatro dias antes havia ceifado a vida de sua esposa grávida e, no início, seu amigo e mestre Gustav Klimt.
Fonte: www.march.es/arte/palma/exposiciones/schiele/biografia

«Mulher Sentada»
Egon Schiele

«O Abraço»
Egon Schiele

«Duas Mulheres»
Egon Schiele

«Dois Amigos»
Egon Schiele

«Casas Velhas em Krumau»
Egon Schiele

«Agonia»
Egon Schiele

«Morte e a Mulher»
Egon Schiele

«EXPRESSIONISMO»

EBON SCHIELE

Sem comentários: