quinta-feira, 29 de maio de 2014

OUTROS CONTOS

«A Viagem Definitiva», conto poético por Juan Ramón Jiménez.

«A Viagem Definitiva»
Conto Poético de Juan Ramón Jiménez

161- «A VIAGEM DEFINITIVA»

Ir-me-ei embora. E ficarão os pássaros
Cantando.
E ficará o meu jardim com sua árvore verde
E o seu poço branco.

Todas as tardes o céu será azul e plácido,
E tocarão, como esta tarde estão tocando,
Os sinos do campanário.

Morrerão os que me amaram
E a aldeia se renovará todos os anos.
E longe do bulício distinto, surdo, raro
Do domingo acabado,
Da diligência das cinco, das sestas do banho,
No recanto secreto de meu jardim florido e caiado
Meu espírito de hoje errará nostálgico…

E ir-me-ei embora, e serei outro, sem lar, sem árvore
Verde, sem poço branco,
Sem céu azul e plácido…
E os pássaros ficarão cantando.

Juan Ramón Jiménez
(Prémio Nobel da Literatura/ 1956)

Sem comentários: