sábado, 8 de outubro de 2011

ESCULTURA versus PINTURA - CONSTANTINE ANDREOU

O escultor e pintor franco-grego Constantine Andreou, nasceu em São Paulo, Brasil, a 24 de Março de 1917. Aos 7 anos de idade já Constantine havia iniciado os seus trabalhos de escultura e pintura quando os seus pais, emigrantes gregos a viver no Brasil, regressaram novamente à Grécia. Mais tarde, em 1947 e já em França, criou técnicas inovadoras de pintura que viriam a ser cruciais para as artes plásticas da época. Andreou faleceu em Atenas, a 8 de Outubro de 2007.
Poet'anarquista
Constantine Andreou
Escultor e Pintor Franco-Grego
BIOGRAFIA

Filho de imigrantes gregos estabelecidos no Brasil, Constantine iniciou seus trabalhos com escultura e pintura com 7 anos, quando a sua familia voltou para a Grécia, onde passou a viver na cidade de Atenas.

No final da segunda guerra mundial, trabalhou com funilaria e carpintaria de aviões em 1925, ao mesmo tempo que estudava técnicas de design.

Em 1935, graduou-se em artes. No mesmo ano, iniciou os seus trabalhos com esculturas, onde mais tarde seria apontado pela crítica ateniense como um proeminente escultor.

Já na França em 1947, Andreou criou uma nova técnica de pintura. Esta nova técnica proporcionou um novo rumo para expressões artísticas completamente diferente das tradições daquela época.

Um dos maiores impactos de Andreou na arte, foi a sua expressão desenvolvida na amizade com Le Corbusier. O primeiro encontro deu-se em 1947 e o primeiro trabalho saiu em 1953. Em certo tempo, Le Corbusier perguntou a Andreou: «Onde aprendeste a trabalhar dessa maneira?», ao que Andreou respondeu: «Eu sou um grego, eu carrego o conhecimento dentro de mim.»

Com algumas debilidades na sua saúde, morreu em Outubro de 2007, na sua casa em Atenas.
Fonte: Wikipédia
«Costas»
Constantine Andreou

«Olho de Coruja»
Constantine Andreou

«Feira de Diversões»
Constantine Andreou

«O Barco Livre»
Constantine Andreou

«Sonhos Cubistas»
Constantine Andreou

«Sem Título»
Constantine Andreou

«Geisha»
Constantine Andreou

«Sem Título»?...
Constantine Andreou

Sem comentários: