quinta-feira, 1 de setembro de 2011

LITERATURA - LOBO ANTUNES

Cumpre hoje mais um aniversário o escritor português António Lobo Antunes, nascido em Lisboa a 1 de Setembro de 1942. Formou-se em medicina, com especialidade em psiquiatria por nela encontrar semelhanças com a literatura, mas a sua grande paixão centrou-se na escrita. Desde os 13 anos de idade que queria ser escritor. Em boa hora, pois as suas obras literárias são de enorme qualidade. Amigos d'Arte enviam-lhe um grande abraço de parabéns, fazendo votos para que continue a presentear-nos com os seus bons livros.
Poet'anarquista
António Lobo Antunes
Escritor Português
BIOGRAFIA

António Lobo Antunes nasceu em 1942, em Lisboa, na zona de Benfica, onde cresceu. É o mais velho de seis irmãos. Licenciou-se na Faculdade de Medicina, em Lisboa, carreira que afirmou ter seguido por acaso. Já aos 13 anos queria ser escritor. Especializou-se em psiquiatria por nela achar semelhanças com a literatura. Parte de sua experiência clínica foi praticada em Angola, durante a Guerra Colonial, depois do que regressou a Portugal.

No que concerne à política, apenas uma vez foi militante da APU (1980). No entanto, em relação à questão do poder, manteve-se um pouco distanciado, talvez por formação, herança do pai, anarquista.

Foi sensivelmente a partir de 1985 que Lobo Antunes passou a se dedicar quase exclusivamente ao ofício da escrita. Os temas abordados em suas primeiras obras são a Guerra Colonial, a morte, a solidão, a frustração de viver/não amar. 

Tem três filhas: uma de 27, outra de 25 e outra de 15. Embora dedique a vida à escrita, costuma ir muitas vezes ao hospital. Sobre a escrita, Lobo Antunes diz: «Eu escrevo livros para corrigir os anteriores. E ainda tenho muito para corrigir».

A sociedade urbana da média burguesia é a mais retratada nos seus livros, uma vez que esta sociedade caracterizou o seu ambiente familiar. Deste modo, o autor tem necessidade de partir de uma base real para a criação das suas obras.

Segundo o autor, as suas principais influências foram os cinemas norte-americano e italiano, os andamentos da música e também alguns escritores que o encantaram na adolescência, como Céline, Hemingway, Sartre, Camus, Malraux, Júlio Verne e Emilio Salgari, acrescidos mais tarde com a descoberta primeiro de Simenon e, depois, dos russos Tolstoi e Tchekov.
Fonte: klickescritores.com
«Os Cus de Judas»
Lobo Antunes

«O Arquipélado da Insónia»
Lobo Antunes

«O Meu Nome é Legião»
Lobo Antunes

Sem comentários: