quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PINTURA - PAVEL TCHELITCHEW

O pintor Pavel Tchelitchew nasceu em em Kaluga, perto de Moscovo, a 21 de Setembro de 1898. Este pintor surrealista russo, que mais tarde veio a adquirir nacionalidade americana, foi também um importante desenhador de cenários e figurinos para teatro.  Pavel Tchelitchev faleceu em Roma, a 31 de Julho de 1957.
Poet'anarquista
Pavel Tchelitchew
Pintor Russo

«Auto-Retrato»
Pavel Tchelitchew

BREVE BIOGRAFIA

Nasceu no distrito de Kaluga , perto de Moscovo,  de família aristocrática. Foi educado por tutores e aprendeu Francês, Inglês e Alemão, o que incentivou o seu interesse pelas artes. O  seu pai, um seguidor dos princípios tolstoianos , apoiou o seu desejo de ser pintor. Devido aos pontos de vista liberais do seu pai, a família foi despejada de sua propriedade após a Revolução de Outubro de 1917) .

Chelishchew juntou-se ao «Movimento Branco» e a família fugiu para Kiev , que ainda não estava sob controle comunista. Enquanto isso, em Kiev estudou com Aleksandra Ekster e produziu os seus primeiros projectos teatrais.

Em 1920 encontrava-se em Odessa , fugindo ao avanço do Exército Vermelho . Depois foi  para Berlim na rota de Istambul . Em 1923 mudou-se para Paris e começou a pintar retratos.

Chelishchew desenvolveu uma propensão para o azul e rosa chocante, chamando-se a si mesmo o «príncipe do mau gosto.»

Gertrude Stein descreveu a sua entrada no Salon d'Automne , em 1925 , com cestos de morangos ( 1925 ), e comprou todo o conteúdo do seu estúdio. Além de se tornar um pintor especialista, também se tornou o palco de designers mais inovadores do seu tempo e projetou ballets de Diaghilev e os Ballets Russes , em Paris .

Chelishchew estreou-se nos Estados Unidos com uma exposição colectiva de desenhos no «MOMA» , Nova York em 1930 . Em 1934 mudou-se para aquela cidade onde continuou o seu trabalho como designer para a New American Ballet de George Balanchine e A. Everett «Chick» Austin , seu amigo e director do pioneiro Wadsworth  Atheneum em Hartford , Connecticut .

Em 1952 Chelishchew tornou-se cidadão dos EUA, mas logo depois foi para Frascati , Itália .  Sofreu um ataque cardíaco em 1956 e morreu a 31 de julho de 1957 em Roma.
Fonte: Wikipédia
«Tema Derby na Colina, Verão»
Pavel Tchelitchew

«Desenho Final para Fenómenos»
Pavel Tchelitchew

«Sarcoptiform»
Pavel Tchelitchew

«A Paisagem do Corpo»
Pavel Tchelitchew

«O Malabirista»
Pavel Tchelitchew

«Cabeça em Espiral»
Pavel Tchelitchew

«Deposição de Benga Selvagem»
Pavel Tchelitchew

«SURREALISMO»
PAVEL TCHELITCHEW

Sem comentários: