quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PINTURA - ALEXANDRE CABANEL

O pintor francês Alexandre Cabanel, nasceu em Montpellier a 28 de Setembro de 1823. Representante do neoclassicismo académico, dedicou a sua obra à história, mitologia e religiosidade. Excelente aguarelista, foi igualmente um bom retratista, pintor de paisagens e composições decorativas. Estudou na Escola de Belas Artes de Paris, tendo como mestre Picot, e onde mais tarde veio a ser professor. Foi mestre de pintores como António da Silva Porto, João Marques de Oliveira, Rodolfo Amoedo e Almeida Júnior. Faleceu em Paris, a 23 de Janeiro de 1889.
Poet'anarquista
Alexandre Cabanel
Achille Jaquet

«Auto-Retrato»
Cabanel
BREVE BIOGRAFIA
O pintor Alexandre Cabanel nasceu no dia vinte e oito do mês de setembro do ano de 1823, em Montpellier na França e foi um pintor muito bem aceite por todos. 
Com o estilo académico pintava relatos históricos, religiosos e clássicos e foi estudar na École des Beaux-Arts em Paris ainda bem jovem, com apenas dezessete anos. 
A sua primeira exposição foi em Paris no ano de 1844, e com vinte e dois anos de idade já havia ganho o Prix de Rome. 
No ano de 1863 já estava dando aulas na  École des Beaux-Arts.
Faleceu aos sessenta e cinco anos de idade no dia vinte e três do mês de janeiro do ano de 1889, em Paris e deixou um grande acervo com obras magníficas, que actualmente são lembradas. 
Entre essas belíssimas pinturas podemos citar: «A Morte de Moisés» pintada no ano de 1851, e se encontra no museu Dahesh em Nova Iorque, «Ninfa e Sátiro» que foi pintada no ano de 1860, e se encontra numa coleção particular, «O Nascimento de Vênus» pintado no ano de 1863, e está no museu d’Orsay em Paris e muitas outras telas que pertencem a coleções particulares e também a museus.
Fonte: CULTURA.MIX.COM
«A Morte de Francesca de Rimini e Paolo Malatesta»
Cabanel
«Fedra»
Cabanel
«Ofélia»
Cabanel
«Expulsão de Adão e Eva do Jardim do Paraíso»
Cabanel
«Albayde»
Cabanel
«A Condessa de Keller»
Cabanel
«Eco»
Cabanel
«NEOCLASSICISMO»

ALEXANDRE CABANEL

Sem comentários: