terça-feira, 20 de setembro de 2011

PINTURA - THÉODORE CHASSÉRIAU

O pintor franco-dominicano Théodore Chassériau nasceu em Samaná, Santo Domingo, a 20 de Setembro de 1819. Estudou no estúdio de Jean-Auguste-Dominique Ingres e teve grandes influências de pintores como Paul Delaroche e Eugène Delacroix, pintores estes cuja escola veio a seguir. O seu trabalho foi essencialmente reconhecido como retratista e pintor de cenas mitológicas. Uma das suas grandes obras primas, «Tepidarium de Pompeia», encontra-se exposto no museu do Louvre, em França. Théodore Chassériau faleceu  a 8 de Outubro de 1856.
Poet'anarquista
«Auto-Retrato»
Théodore Chassériau
BREVE BIOGRAFIA

O pintor Théodore Chassériau nasceu no dia 20 do mês de setembro do ano de 1819, em Samaná – Santo Domingo e faleceu no dia 8 do mês de outubro do ano de 1856, deixando marcado na história as suas pinturas de estilo romântico. 

Pintava cenas mitológicas e também históricas e algumas dessas pinturas ficaram muito famosas, mas era mesmo conhecido por pintar retratos. 

Com apenas onze anos de idade já estudava na Jean-Auguste-Dominique Ingres que era um estúdio famoso com grandes artistas.

Entre as suas pinturas destam-se: «Tepidarium de Pompeia» pintada no ano de 1853, «Cavaleiros Árabes Carregando os seus Mortos», «Susana e os Anciãos», «Cristo no Jardim das Oliveiras» e «Maria Stuart Defendendo Rizzio dos Assassinos». Muitas das suas obras estão expostas em museus e outras com coleccionadores que fazem questão de guardá-las a sete chaves.
Fonte: CULTURAMIX.com
«Tepidarium de Pompeia»
Théodore Chassériau

«Banhista Adormecida»
Théodore Chassériau 

«Macbeth Seguido por Banco Encontra Três Bruxas na Moor» 
 Théodore Chassériau 

«Jovem Poeta Árabe»
Théodore Chassériau 

«Árabes Dando de Beber aos Cavalos»
Théodore Chassériau 

«Interior Orientalista»
Théodore Chassériau 

«Paz»
Théodore Chassériau 

«ROMANTISMO»

THÉODORE CHASSÉRIAU

Sem comentários: