domingo, 4 de maio de 2014

OUTROS CONTOS

«Um Conto 'Hitchcokiano' de Extracção Raiana», por Eveline Sambraz.

137 - «UM CONTO “HITCHCOKIANO” DE EXTRACÇÃO RAIANA

Os preparos para a boda da irmã mais nova estavam na recta final. O casamento iria realizar-se na Ermida do Senhor São Brás no próximo domingo. E o banquete seria no monte da família. Tinham sido duas semanas de trabalho árduo.

«Ermida de São Brás dos Matos»
Mina do Bugalho

Durante o último mês não conseguira encontrar-se com Juan António. Juan António, o seu marido. Marido que vivia em Badajoz temporariamente. Pelo menos ela assim desejava que fosse. Na manhã daquela quinta-feira, a meio do outono de 1942, o caos estava instalado no monte. Avisara a mãe que só voltaria no sábado à noite. A tempo de assistir ao enlace da irmã. Ao pai já há muito tempo que não dava explicações. Aliás, nem se falavam, embora vivessem na mesma casa. Mandara preparar a charrette com o cavalo baio nos varais. Entregara os dois filhos à guarda de Violante, a sua criada de confiança, e agora circundava pela direita o Monte da Várzea. Mais à frente evitaria o Posto Fiscal de São Brás dos Matos e entraria na estrada velha que corria paralela com a Ribeira da Asseca. Dali até à Azenha da Palmeira seria um pulo. Era nessa azenha, propriedade da família, mas abandonada desde 1936, desde que a Guerra Civil Espanhola por ali passara, já lá iam seis anos, que sempre se encontrava com o marido.

«Juan António»
Francisco Franco, por Crispín Martínez

Casados desde 1930, com dois filhos, nascidos em 31 e 32, mas separados devido ás vicissitudes da guerra. O marido, nascido no seio de uma família espanhola, monárquico, ferozmente anti-republicano, assim que se dera o alzamiento do general Franco, abandonara a casa e correra a alistar-se nas fileiras do general. Tinham sido tempos muito difíceis de ultrapassar, não só devido à incompreensão da sua família, a quem não passava pela cabeça que se deixasse mulher e filhos para se ir meter numa guerra daquelas, cujas atrocidades eram diariamente relatadas pelos jornais e pelas telefonias, assim como pela falta física que o marido lhe fazia. Sempre fora muito dependente dele. Biblicamente, apenas o conhecera a ele. E como ele a fazia vibrar! Tinha sido feita mulher por ele e para ele. Nos seus sonhos mais ardentes, era sempre ele que desempenhava o principal papel. Hoje tudo estava bem. Dentro de algumas horas estaria nos seus braços e tiraria a desforra de tanto tempo de abstinência.

«O Encontro do Casal»
Atracção Fatal, por JPGalhardas

 Quando chegou ao local de encontro, cerca do meio-dia, ainda não havia sinais do marido. Por vezes, assim acontecia. Quando ele apareceu, algumas horas mais tarde, sentiu que ele estava preocupado. Mais preocupado do que habitualmente. Tinha passado o rio junto à foz da Ribeira da Asseca. A guarda fronteiriça portuguesa fechava os olhos a estas passagens, agora que ele desempenhava funções de alta responsabilidade na administração da província da Extremadura. Era o prémio que o “movimiento” lhe outorgara pela sua conduta durante a guerra civil. Conduta que, no dizer do sogro, tinha sido de grande crueldade e de inúmeros crimes. Foram essas opiniões que provocaram o corte de relações entre pai e filha. 

Depois do encontro físico, depois de satisfeitos os sentidos, na cama do antigo moleiro, num quarto que ela, ao longo dos anos, se tinha preocupado em tornar confortável, colocando mantas regionais nas paredes rústicas e tapetes no chão. Depois de comerem das empadas e outros mimos que ela preparara antecipadamente, depois de beberem do vinho, sempre de qualidade, de que a adega da família estava bem abastecida, ele adormeceu. Antes, pediu desculpa, mas estava muito cansado. Foi então que ela, contente que nem um pardal à solta, vendo que a mochila que ele trouxera, estava muito suja, decidiu lavá-la na água do açude da azenha. Enquanto lavou a mochila, cantarolou, alegre por estar com o seu homem.

De regresso ao quarto, verificando que ele ainda dormia, examinou o conteúdo da mochila que tinha ficado na mesa junto à pequena chaminé. Despertou-lhe a atenção uma carta, já amarrotada, que tinha sido enviada de Madrid para o seu marido. Não resistiu e leu. Espantada, verificou que era uma carta de amor. Uma tal Maria Dolores, de Madrid, dizia que as saudades eram infinitas e que iria ter com ele a Badajoz num dos dias seguintes. Foi como se levasse um murro no estômago, ficando sem respiração. Teve que sair do quarto para se recompor.

«Maria Dolores, a Amante de Juan António»
O Roubo da Jóia, por JPGalhardas

Ela tinha tudo o que um homem pode desejar numa mulher: Era dedicada, paciente, boa cozinheira, em suma, sabia tratar da sua casa. Era boa mãe, sempre atenta ao crescimento dos filhos e às suas necessidades. Compreendia que o marido, para realizar aspirações e anseios pessoais, politicamente muito enraizados, tinha que permanecer fora de casa, já que assumira responsabilidades durante o conflito que assolara o seu país de origem nos últimos anos. Não admitira, nem sequer ao pai, que duvidasse do altruísmo com que ele partira para a guerra. Encontrava-se com ele quase clandestinamente, por vezes com um intervalo de meses, sempre com a esperança profunda de um dia a vida de ambos se normalizasse. Em companhia dos filhos, naturalmente. E era rica e bonita. Tinha uma pele clara, uma cintura estreita e peito firme. Era alta e vistosa. E, sobretudo, amava o seu marido. Nunca se permitiria dividi-lo com outra mulher.

«Ciúme e Vingança»
O Roubo da Jóia, por JPGalhardas

Voltou a entrar no quarto e pegou na caçadeira carregada com dois cartuchos de chumbo grosso. Colocou uma almofada sobre a têmpora do marido, encostou os canos da espingarda, fez pressão, e disparou.

Deitou o corpo do marido ao rio e regressou ao monte da família, segurando as rédeas com a mesma galhardia com que horas antes tinha feito o percurso inverso.

Uns dias depois, logo após o casamento da irmã, os carabineiros encontraram o corpo do marido, encalhado no lado espanhol  do rio. A sua morte foi atribuída a um ajuste de contas, devido ao comportamento que tinha tido durante a Guerra Civil Espanhola.

 Eveline Sambraz – Mina do Bugalho

1 comentário:

Anónimo disse...

O sacana fascista do Juan António teve o merecido.