O escultor Eduardo Chillida nasceu no dia 10 de Janeiro de 1924 em San Sebastian, no País Basco e foi um importante escultor e gravurista do modernismo. Chillida é considerado mundialmente como um dos escultores mais destacado do séc. XX.
Poet'anarquista
Eduardo Chillida
Escultor Espanhol
BREVE HISTORIAL
Eduardo Chillida foi um dos mais famosos escultores e gravuristas modernistas espanhóis. Nasceu em San Sebastian no dia 10 de Janeiro de 1924 e aí veio a falecer no dia 19 de Agosto de 2002. Junto com Jorge Oteiza, Chillida é considerado o escultor com mais destaque do século XX.
Seguidor da tradição de Pablo Picasso, após abandonar os estudos, ingressa num curso de desenho e começa, enfim, a esculpir ferro.
Em 1948 muda-se para Paris, onde se tornou amigo de Pablo Palazuelo, que o influenciou profundamente na sua carreira artística, concedendo-lhe o gosto pelo abstraccionismo.
No início da sua carreira costumava utilizar materiais como a madeira e o ferro. Porém, quando começa a explorar a arte abstracta, começa a interessar-se por materiais mais diversos como a pedra e a luz.
Seis anos mais tarde, realiza a sua primeira exposição individual, sendo esta a primeira mostra de escultura abstracta realizada em Espanha. Após esta exposição, é convidado pelo arquitecto Ramón Vázquez Molezún para participar na Trienal de Arte de Milão, em Itália, recebendo seguidamente, o Diploma de Honor.
Participou, em 1959, na segunda Documenta de Kassel.
Na década de 1970, Chillida dedica-se a observar a Natureza em busca de informação sobre as formas e cores das plantas e de inspiração, e, a partir da década de 1980, passa a conciliar a sua arte com espaços naturais e, minoritariamente, urbanos.
Em 1987, torna-se académico da Real Academia de Belas-Artes de São Fernando e, dois anos antes da sua morte, concretiza um dos seus sonhos, inaugurando um museu dedicado a si próprio, o Museu Chillida-Leku.
Fonte: Wikipédia
Eduardo Chillida
"Peça Decorativa em Bosque"
Eduardo Chillida
"Peça Decorativa em Bosque"
Eduardo Chillida
"Peça Decorativa em Bosque"
Eduardo Chillida
"Peça Decorativa em Bosque"
Eduardo Chillida
"Elogio da Água"
Eduardo Chillida
"Elogio ao Horizonte"
MUSEU CHILLIDA
EDUARDO CHILLIDA
Sem comentários:
Enviar um comentário