E a música de hoje é...
(Escolha musical da blogosfera)
UXU KALHUS - «Extravagante»
Poet'anarquista
Obs- Recordo que o conterrâneo e amigo António José Bexiga, o guitarrista com t-shirt laranja que aparece no vídeo, mais conhecido na cena musical por Tozé, é natural da aldeia de Ferreira de Capelins do concelho de Alandroal. A faixa «Extravagante» dos Uxu Kalhus com um belíssimo arranjo musical e uma interpretação vocal de excelente qualidade. Boa sorte para a banda e um abraço ao Tozé!
Poet'anarquista
3 comentários:
BELÍSSIMA ESCOLHA!!!
GOSTEI MUITO!!!
FELICITO A BANDA!!!
FORÇA, TOZÉ!!!
Uma Alandroalense ORGULHOSA... (L...)
Num velho disco de vinil, aparece esta música cantada pelo Janita.
Disco cansado de rodar numa velha grafonola, marca Schneider, desencantada no meio d'outros trastes velhos, mas ainda a produzir bons sons.
Segundo informação contida nesse velho disco, "Extravagante", é uma canção popular alentejana com arranjos do próprio Janita e do Pedro Caldeira Cabral.
Sempre gostei da forma como o Janita a canta, mas esta versão dos Uxu-Kalhus, deixou-me embasbacado pela positiva.
Gostei do grupo, mas confesso que o desconhecia completamente. Ainda por cima integrando um elemento do Concelho !
Pedindo desculpa por esta ignorância, pedia também que o Poet'Anarquista me desse mais informação sobre este grupo.
É que, apesar da idade, a curiosidade por saber mais, não me larga.
Raios partam estas inquietações que nunca mais acabam.
Cumprimentos
O.W. Calabrese
Para O.W.Calabrese
2000
folk, world, trad, fusion, rock progressive
Joana Margaça (vocals)
Paulo Pereira (flutes)
André Lourenço (keyboards)
Tó Zé (guitar)
Eddy Slap (bass)
Luís Salgado (drums)
Évora
«A banda portuguesa «Uxu Kalhus» está comemorando o seu 10 º aniversário com um DVD de concerto (...). O grupo fundado há uma década, deu os seus primeiros passos na música de fusão tradicional portuguesa com música do mundo. (...) No «olho da tempestade» é a animada cantora Joana Margaça, rodeada por Paulo Pereira (flauta transversal, flauta, oboé) e António Bexiga (guitarra), que também toca com a banda No Mazurka, bem como Eddy (guitarra baixo), André Lourenço (teclados) e Luis Salgado (bateria). É rock, jazz e world music com raízesfolksy, lembrando às vezes uma versão em português dos Jethro Tull. «Saia da Carolina» e «O Velho» são grandes sucessos Uxu Kalhus. Depois de 95 minutos estou convencido de que a música portuguesa não é só fado, a música portuguesa é também capaz de celebrar as alegrias da vida.»
Nascemos em 2000 com o objectivo inicial de divulgar a dança e a música portuguesas. Somos um grupo folk português algures entre os universos da “fusão” e das “músicas do mundo” em constante renovação das fronteiras do tradicional.
Segundo dizem, as nossas actuações são vibrantes e inesquecíveis ;)
Lançámos dois CD’s («A revolta dos badalos», 2006 e «Transumâncias Groove», 2009) e um DVD ao vivo «Uxukalhus - 10 anos de Folk em português», 2010) e actuamos mais de 600 vezes em formato de bailes e concertos no país e no estrangeiro.
Évora, Lisboa, Torres Vedras, Porto, Oliveira de Frades
http://www.uxukalhus.blogspot.com
http://www.myspace.com/uxukalhus/shows
uxukalhus.booking@gmail.com
Saudações
Enviar um comentário