O pintor francês Charles-François Daubigny, nasceu em Paris a 15 de Fevereiro de 1817. Foi considerado como um dos grandes precursores do impressionismo, tendo sido aluno da famosa «Escola de Barbizon». Influenciado pelo movimento realista, entre 1830 e 1870, na vila de Barbizon perto da Floresta Fontainebleau em França, precisamente na «Escola de Barbizon», tornou-se um pintor da natureza a tempo inteiro. A sua obra nesta fase incide muito sobre temas como paisagens, pôr-do-sol, rios e bancos de rios, entre outros. Daubigny faleceu em Paris, a 19 de Fevereiro de 1878.
Poet'anarquistaCharles Daubigny
Pintor Francês
«Retrato de Daubigny»
Por Leopol Massard
BIOGRAFIA
Charles-François Daubigny (Paris, 15 de Fevereiro de 1817 - Paris, 19 de Fevereiro de 1878) foi um dos pintores da escola de Barbizon, e é considerado um importante precursor do impressionismo.
Daubigny nasceu numa família de pintores e foi ensinado na arte da pintura por seu pai Edmond François Daubigny, assim como pelo seu tio, o miniaturista Pierre Daubigny.
Inicialmente Daubigny pintava ao estilo tradicional, mas em 1843 isso mudou após se instalar em Barbizon para trabalhar na natureza.
Ainda mais importante foi o seu encontro com Camille Corot em 1852 em Optevoz (Isère). No famoso barco Botin, que ele transformou no seu estúdio, pintou ao longo do Sena e Oise, muitas vezes, na região de Auvers.
De 1852 em diante teve a influência de Gustave Courbet, e o seu estilo foi mais na direção do que mais tarde se tornaria o impressionismo.
Em 1866 Daubigny visitou a Inglaterra, e voltou mais tarde por causa da guerra Franco-Prussiana, em 1870. Em Londres conheceu Claude Monet, e juntos partiram para a Holanda.Voltou a Auvers onde conheceu Paul Cézanne, outro importante impressionista.
Supõe-se que estes pintores mais jovens foram influenciados por Daubigny.
Fonte: biographybase
«Pôr-de-Sol em Banco no Rio»
Daubigny
«A Aldeia de Optevoz pela Manhã»
Daubigny
«Barcos no Rio Oise»
Daubigny
«Pôr-de-Sol»
Daubigny
«A Cachoeira de Mahoura»
Daubigny
«Pôr-de-Sol na Praia»
Daubigny
«Rio ao Luar»
Daubigny
«IMPRESSIONISMO»
CHARLES DAUBIGNY
Sem comentários:
Enviar um comentário