Albert Bertel Thorvaldsen, nascido a 19 de Novembro de 1770 em Copenhague, na Dinamarca, foi um importante escultor, juntamente com o grande mestre Canova, do período neoclássico escultórico. O seu trabalho passou a ter grande reconhecimento a partir da estátua de «Jason», o que lhe valeu grande fama e reputação nos anos que se iriam seguir. Thorvaldsen faleceu em Copenhague, a 24 de Março de 1844.
Poet'anarquistaSOBRE O ESCULTOR…
Albert Bertel Thorvaldsen(Copenhague, 1770- id., 1848) foi um escultor dinamarquês, juntamente com Canova, o grande mestre da escultura neoclássica. Filho de um escultor em madeira, estudou por cinco anos na Royal Academy de Copenhague.
Em 1797 estabeleceu-se em Roma, berço do neoclassicismo, a trabalhar com alguns dos mais eminentes representantes dessa corrente. Thorvaldsen é tão identificado com este ambiente artístico e cultural que, doravante, considerava a data da sua chegada em Roma como um segundo nascimento.
Em 1803, a estátua de «Jason», inspirada nas Doryphoros de Polykleitos, ganhou uma reputação que iria ter o seu apogeu no futuro.
As comissões que recebeu dos principais diretores desse tempo, obrigaram a que tivesse um grande número de assistentes, em muitos casos verdadeiros autores das obras a partir de modelos desenhados pelo próprio.
Dedicou-se com grande empenho à estatuária, busto, relevo e escultura monumental, sempre com o desejo de reviver a grandeza da escultura grega.
Como os escultores da Grécia clássica, baseou o seu trabalho num ideal abstrato cânone de beleza única.
Desconectado da realidade, o seu idealismo teve considerável influência artística na sua obra. No entanto, por causa de uma personagem fria e excessivamente racional, os seus trabalhos não tiveram muita aceitação à época, provavelmente pela exaltação sentimental.
Fonte: Biografias.vidas.com
«Três Graças»
Thorvaldsen
«Ganymedes Oferecendo o Copo»
Thorvaldsen
«Ganymedes Alimentando a Águia Zeus»
Thorvaldsen
«Ophelia»
Thorvaldsen
«Máscara da Vida»
Thorvaldsen
«Leão Ferido»
Thorvaldsen
«Menino Pastor»
Thorvaldsen
«NEOCLASSICISMO»
BERTEL THORVALDSEN
Sem comentários:
Enviar um comentário