sábado, 19 de março de 2011

HISTÓRIA DO DIA DO PAI

O dia do Pai teve a sua origem há 4 mil anos, na antiga Babilónia. Um jovem chamado Elmesu ofereceu a seu pai o primeiro cartão moldado em argila, onde lhe desejava sorte, saúde e longa vida.
Poet'anarquista

19 de Março - Dia do Pai
Pai e Filhos
A HISTÓRIA DO DIA DO PAI

Tudo começou em 1909, quando Sonora Louise Smart Dodd, de Spokane, Washinton, teve a ideia de escolher um dia especial para homenagear os pais, depois de ouvir um sermão no Dia da Mãe.

Sonora Dodd queria homenagear o seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil. Depois da morte da sua mulher, em 1898, o Sr. Smart passou a cuidar sozinho dos seis filhos do casal numa quinta no leste de Washington.

Já adulta, Sonora Dodd compreendeu a força e a generosidade demonstradas pelo seu pai ao criar os filhos sozinho. Com o apoio da Associação Ministerial de Spokane e da Associação de Jovens Cristãos, redigiu uma petição em que recomendava a aceitação de um Dia Internacional do Pai.

Graças aos esforços da Sra. Dodd, o primeiro Dia do Pai foi celebrado a 19 de Junho de 1910, em Spokane. Aproximadamente ao mesmo tempo, em vários locais por toda a América começava a comemorar-se um “Dia do Pai” e em 1924 o Presidente Calvin Coolidge apoiou publicamente a ideia de um Dia do Pai a nível nacional.

Finalmente, em 1966, o Presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial, em que decretava o terceiro Domingo de Junho como o Dia do Pai. Em 1972, o Presidente Richard Nixon introduziu o Dia do Pai na lei.

A partir desta data, passou a homenagear-se não só o pai, mas todos os homens que representam a figura paterna, como o avô, o padrasto ou o tio.


Dia do Pai no Mundo


Em Portugal (assim como na Itália) o dia escolhido para homenagear os Pais é o dia 19 de Março que é também o Dia de S. José.

Na África do Sul, Brasil e Austrália, festeja-se o Dia do Pai no segundo Domingo de Setembro, mas não é nada tradicional.

Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais, esse dia é celebrado na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou; os festejos compreendem acções como fazer piqueniques e passear com os filhos.

Na Argentina é festejado no terceiro Domingo de Setembro, neste dia as famílias juntam-se e praticam várias actividades de lazer.

No Canadá é festejado no dia 17 de Junho, é uma data mais voltada para o consumismo, não havendo preocupação em juntar as famílias.

Na Grécia é uma comemoração muito recente e surgiu por existir o Dia da Mãe, e é comemorado no dia 21 de Junho.

Na Rússia não existe a denominação Dia do Pai, comemoram o seu dia no dia 23 de Fevereiro e chamam-lhe “o Dia defensor da Pátria”.

Maria Glória Teixeira Costa – Intermediária de Cerva
Fonte: Espigueiro - Central de Informações Regionais

AOS FILHOS

Os filhos são preciosidades...
Dádivas incomparáveis,
Que nos deixam saudades
De momentos imagináveis!

POETA

6 comentários:

Anónimo disse...

Lindíssima quadra POETA!!!

Parabéns ao Papá da fotografia...,
parece-me ter adivinhado quem é...

Uma Alandroalense (L...)

Camões disse...

É na verdade o Papá que a cara (L...) estava pensando.

Já lá vão uns anitos, mais precisamente 20.

As crianças são os meus filhos Linda e Rolando.

A quadra saiu quando estava a fazer a publicação, coisa simples.

Saudações,

Kabé

Anónimo disse...

"coisa simples"

Quando se tem alma grande
as "coisas" saiem-nos do peito
como simples e consoante
as escrevemos,com muito jeito!

Bela quadra, a tua, e Linda fotografia. Um abraço, que recua até ao dia 14. Luis

Anónimo disse...

Depois de reler o comentário que te enviei, percebi que me tinha incluído nos da "alma grande", o que não é correcto do ponto de vista poético, já que me estou a referir à tua bela quadra.

Quando se tem alma grande
as "coisas" saiem do peito
como "simples" e consoante
se escrevem, com muito jeito!

Amanhã à tarde vou ao Alandroal. Aparece lá em casa. Abraço. Luis

Camões disse...

Do ponto de vista poético talvez não, mas do ponto de vista de «alma grande», talvez sim.

Um abraço,

Kabé

Anónimo disse...

Se me permite, do ponto de vista poético, a sua quadra "Aos Filhos" diz tudo em apenas quatro curtas linhas. Alma grande poética, é o que é... gostei imenso caro poeta!

Amante de poesia