«A Obra de Arte»
Conto de Anton Tchekhov
204- «A OBRA DE ARTE»
Carregando sob o braço um objeto embrulhado no número 223 doMensageiro
da Bolsa, Sacha Smirnoff, filhinho de mamã, assumiu uma expressão de tristeza e
entrou no consultório do doutor Kochelkoff.
— Ah! meu grande jovem! — exclamou o médico. — Como vamos? O
que há de novo?
Fechando as pálpebras, Sacha pôs a mão no coração e,
comovido, falou:
— Mamã lhe manda seus cumprimentos, Ivan Nicolaìevitch, e me
encarregou de lhe agradecer... Mamã só tem a mim no mundo, e o senhor me salvou
a vida... curando-me de grave enfermidade e... não sabemos como lhe agradecer.
— Ora! O que é isso, meu jovem! — atalhou o médico,
realizado. — Não fiz mais do que qualquer um no meu lugar teria feito...
Depois de observar o presente, o médico coçou lentamente a orelha, bufou e
suspirou, confuso.
— Sim — murmurou —, é algo realmente magnífico... como
diria?... um tanto ou quanto ousado... Não é apenas decotada; é... sei lá, que
diabos!
— Mas... por que diz isso?
— Nem a serpente em pessoa poderia inventar alguma coisa de
mais indecente. Se eu colocasse esta fantasiazinha na mesa, iria contaminar a
casa toda.
— Que modo mais excêntrico tem o senhor de interpretar a
arte! — disse Sacha, ofendido. — É um objeto artístico!... Olhe! Que beleza!
Que elegância! É de se ficar com a alma inundada de piedade, e com lágrimas a
subir aos olhos! Contemplando-se tamanha beleza, nos esquecemos de tudo o que
seja da Terra... Veja bem... Que movimentos! Que harmonia! Que expressão!...
— Compreendo muito bem tudo isso, meu caro — interrompeu o
médico —, mas acontece que eu sou pai de família. Meus filhos costumam vir
aqui. Recebo senhoras...
— É evidente — disse Sacha — que se a gente adotar o ponto
de vista do povo, este objeto, altamente artístico, causará uma impressão
diferente... Sou o filho único de mamã... somos pobres, e por isso não podemos
lhe recompensar os seus cuidados; e não sabemos o que fazer; embora, apesar de
tudo, mamã e eu... seu filho único... lhe suplicamos de todo o coração que
aceite, como penhor de gratidão... esta ninharia que... é um bronze antigo...
uma obra rara... de arte.
— Mas não havia necessidade — disse o médico, franzindo as
sobrancelhas. — Por que razão?
— Não, eu imploro ao senhor, não recuse! — continuou a
murmurar Sacha, desembrulhando de todo o pacote. — Seria uma ofensa, a mamã e a
mim... Trata-se um objeto belíssimo... em bronze antigo. Foi herança de papá,
guardada como uma querida lembrança.. Papá comprava bronzes antigos e
revendia-os aos colecionadores... Já mamã e eu não nos ocupamos disso...
Sacha acabou de desembrulhar o objeto e colocou-o
solenemente em cima mesa. Era um pequeno candelabro de bronze antigo, de fina
feitura. Representava duas figuras femininas em trajes de Eva e em atitudes que
não ousaria — nem tenho temperamento para isso — descrever.
As figuras sorriam ostensivamente, dando a impressão de que,
não fossem retidas pela obrigação de suster o castiçal, teriam imediatamente
fugido do pedestal e dançado tal cancã que, amigo leitor, nem é bom imaginar.
— O doutor, claro, está acima destas coisas todas e portanto
sua recusa nos daria, a mamã e a mim, uma enorme frustração. Sou o filho único
de mamã; o senhor me salvou a vida... Damos-lhe de presente o que de mais precioso
possuímos, e... só tenho a tristeza de não nos pertencer o par do candelabro!
— Muito agradecido, meu jovem amigo. Fico-lhe muito grato...
Minhas recomendações à sua mãe, mas rogo-lhe, o senhor mesmo considere a
questão! Meus garotos costumam vir aqui... Aparecem muitas senhoras... Mas
deixo-o aqui, já que me parece impossível convencê-lo!
— Ora, não há de que me convencer! — disse Sacha com
habilidade. – Coloque o candelabro do lado desta jarra. Que infelicidade não
possuir o par!... Bem, vou indo, adeus, doutor.
Depois da saída de Sacha, o doutor observou bastante o
candelabro, coçou orelha e concluiu:
“Não se pode negar que é magnífico. É uma pena abrir mão
dele. Ao mesmo tempo é impossível deixá-lo aqui... hum... Está criado o
problema... poderia dá-lo de presente a quem?”
Depois desta reflexão, lembrou-se do advogado Ukhoff, seu
amigo íntimo, que gostaria de ter o objeto.
"Às mil maravilhas!", decidiu. "Ukof Ukhoff
não aceita receber dinheiro de mim , mas ficará contente com esta lembrança... e
assim me livrarei deste incómodo. Além do mais, ele é solteiro e maroto...” ·
Rápido, o médico se vestiu, pegou o candelabro e foi até a
casa do advogado.
— Bom dia, amigo — disse, ao encontrar Ukhoff em sua
morada... — Venho lhe trazer uma recompensa pelo incómodo... Já que não quer
aceitar dinheiro meu, aceitará um pequeno presente... Ei-lo, meu amigo! É um
objeto magnífico!
Ao ver o candelabro, o advogado viu-se tomado de inefável
encantamento.
— Isso sim é que é obra de arte — disse, rindo às gargalhadas.
— Que o diabo carregue os meliantes capazes de sequer imaginar alguma coisa de
parecido... É maravilhoso! Onde foi que você encontrou tal preciosidade?
Assim que o entusiasmo se esgotou, o advogado lançou
temerosos olhares para o lado da porta e disse:
— No entanto, meu velho amigo, é melhor levar de volta o seu
presente. Não posso aceitá-lo...
— Por quê? — quis saber, espantado, o médico.
— Porque... mamã vem aqui, meus clientes... e além do mais é
constrangedor em relação aos criados...
— Ora, essa é boa!... Você não terá a ousadia de recusá-lo.
(E o médico agitou as mãos.) Eu ficaria ofendido!... Trata-se de um objeto de
arte... Que movimentos! Que expressão!... Não quero ouvir seus argumentos! Você
me deixaria melindrado!
— Se pelo menos tivesse alguma subtileza, ou se estivesse
coberta...
O médico, porém, ainda a agitar as mãos e contente por
conseguir se desfazer do presente, voltou para o seu consultório.
Sozinho em casa, o advogado pôs-se a examinar o candelabro,
apalpou-lhe todas as partes e, da mesma forma que o médico, viu-se tentado a
refletir sobre o que deveria fazer com ele.
“É um objeto belíssimo", pensou. "Seria uma pena
se desfazer dele; ao mesmo tempo, é inconveniente tê-lo em casa... melhor seria
oferecê-lo a alguém... já sei, vou levá-lo hoje à noite ao cómico Chachkine. O
sacana adora as coisas desse género, e hoje é justamente o dia de sua estreia..."
Foi o que fez, tão rápido quanto pensou. À noite o
candelabro, lindamente embrulhado, era oferecido ao cómico Chachkine.
A noite toda o camarim do artista foi invadido pelos homens
que queriam admirar o presente; a noite toda foi de murmúrios de aprovação e de
risadas que mais pareciam relinchos... Quando uma artista se aproximava do
camarim e perguntava: "Pode-se entrar?", logo a voz rouca do cómico
retumbava:
— Não, não, cara amiga! Estou sem roupa!
Terminado o espetáculo, Chachkine dizia, dando de ombros e
abrindo os braços:
— Onde vou colocar tamanha indecência? Moro em casa de
família e recebo muitos artistas! E isso não é como fotografia, que a gente
pode esconder dentro da gaveta..
— Ora, por que não o vende, senhor? — aconselhou o
cabeleireiro, que o ajudava a trocar de roupa. — Tem uma velha aqui no bairro
que compra bronze antigo. Vá lá e pergunte pela senhora Smirnoff... todo mundo
a conhece.
O cómico resolveu seguir o conselho...
Dois dias depois, o doutor Kochelkoff meditava sobre os
ácidos biliosos, de dedo na testa. Subitamente a porta se abriu e Sacha
Smirnoff jogou-se a seu encontro. Sorria exultante, e todo o seu ser
transpirava felicidade... trazia alguma coisa embrulhada em jornal.
— Doutor — disse, ofegante —, imagine só nossa alegria!...
Para nossa felicidade, encontramos o par do seu candelabro!... Mamã está se
sentindo tão feliz!... E o senhor me salvou a vida...
E então, tremendo de gratidão, Sacha colocou o candelabro
diante dos olhos de Ivan Nicolaievitch. O médico quis dizer alguma coisa mas
não conseguiu. Perdera o uso da palavra.
Anton Tchekhov
Anton Tchekhov
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