quarta-feira, 16 de julho de 2014

OUTROS CONTOS

«Ironia», por Heinrich Boll.

«Ironia»
Conto Irónico de Heinrich Boll

206- «IRONIA»

– Já não aguento mais – disse a rapariga subitamente–, já não aguento mais, é desumano o que exiges. Há homens que exigem coisas imorais de uma rapariga, mas o que tu exiges de mim é quase mais imoral de que as coisas que outros homens exigem de uma rapariga.

Murke suspirou.

– Meu Deus – disse.

– Querida Rina, tenho de voltar a cortar tudo isto; sê sensata, sê boazinha,
e silencia-me ainda pelo menos mais 5 minutos de fita.

(…)

– Ai, Rina – disse –, se tu soubesses o quanto me é precioso o teu silêncio.
À noite, quando estou cansado, quando tenho de estar aqui sentado, passo o teu silêncio.
Por favor, sê gentil e silencia-me só mais três minutos e poupa-me os cortes;
bem sabes o que significa para mim cortar.

Heinrich Boll

Sem comentários: