sexta-feira, 1 de julho de 2011

AMÁLIA - RAINHA DO FADO

Amália Rodrigues da Piedade Rebordão, ou simplesmente Amália como gostava de ser tratada, nasceu em Lisboa, a 1 de Julho de 1920. Foi uma extraordinária fadista portuguesa, considerada o expoente máximo do fado. Várias vezes aclamada em Portugal e no mundo como uma das mais brilhantes cantoras do séc. XX, ficou conhecida como a «Rainha do Fado». Amália faleceu em Lisboa, a 6 de Outubro de 1999, e está sepultada ao lado de ilustres figuras portuguesas, no Panteão Nacional.
Poet'anarquista
Amália Rodrigues
«Rainha do Fado»

BREVE BIOGRAFIA

«Amália Rodrigues nasceu no seio de uma família numerosa, em Lisboa, a 1 de Julho de 1920 (embora o registo civil remeta para 23 de Julho, Amália sempre preferiu a data de 1 de Julho). De seu nome completo Amália Rodrigues da Piedade Rebordão foi a mais importante cantora fado, ficando também conhecida como a Rainha do Fado. 

Amalia, desde sua infância apresentava um talento para o canto, embora apenas tenha iniciado a sua carreira de cantora de Fado aos 19 anos, em 1939, numa casa de Fados com o nome Retiro da Severa - logo aqui se tornou um sucesso popular.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Amalia Rodrigues realizou tournees em Espanha e Brasil e obteve, em 1945, o seu primeiro grande sucesso musical com a canção «Ai Mouraria». 

Foi no Brasil que realizou as suas primeiras gravações. 

Nas décadas seguintes, Amalia fez inúmeras gravações (o número é estimado em mais de 170) e participou em dezenas de filmes.

Entre as canções por Amália interpretadas, são bem conhecidas: «Lisboa Antiga», «Foi Deus», «Coimbra» (também conhecida como «Abril em Portugal»), «Barco Negro», «Canção do Mar», «Nem as Paredes Confesso», «Lisboa, Não Sejas Francesa», «Arranjuez, mon amour» (versão francesa do «Concierto de Aranjuez», de Joaquín Rodrigo), «Vou Dar de Beber à Dor» e «Com que Voz», entre muitos outros temas.

Aquando da Revolução de 25 de Abril de 1974 surgiram rumores de que Amália Rodrigues havia colaborado com o governo deposto. A sua fama foi seriamente afectada, tendo decidido afastar-se do espectáculo para não entrar na polémica. Porém, um ano depois, Amália actuou no Coliseu Teatro de Lisboa onde 5000 pessoas a aplaudiram de pé, demonstrando com isto que o seu público nunca a havia esquecido.»
Fonte: RTP/ ANTENA 1

«COM QUE VOZ» - POEMA DE LUÍS VAZ DE CAMÕES

AMÁLIA RODRIGUES

 «COM QUE VOZ»


Com que voz chorarei meu triste fado,

que em tão dura paixão me sepultou.

Que mor não seja a dor que me deixou

o tempo, de meu bem desenganado.


Mas chorar não estima neste estado

aonde suspirar nunca aproveitou.

Triste quero viver, pois se mudou

em tristeza a alegria do passado.


Assim a vida passo descontente,

ao som nesta prisão do grilhão duro

que lastima ao pé que a sofre e sente.


De tanto mal, a causa é amor puro,

devido a quem de mim tenho ausente,

por quem a vida e bens dele aventuro.


Luís Vaz de Camões

1 comentário:

Anónimo disse...

E QUE VOZ!!!...
Cordas Vocais de Platina!...

Muito Obrigada pela Belíssima Homenagem a Esta Grande Senhora do FADO!!!

Uma Alandroalense (L...)