sexta-feira, 8 de julho de 2011

POESIA - JOSÉ GALHARDAS

Foi ontem, dia 7 de Julho de 2011, mais uma data de aniversário do poeta alandroalense José Joaquim Camões Galhardas. Bem que tentei fazer publicação da sua poesia atempadamente, mas por uma razão ou outra, só me foi possível o contacto com o aniversariante através do telemóvel. Só hoje tive acesso ao soneto que pretendia publicar, comemorando assim as suas 88 primaveras não esquecidas. Um abraço Pai e bem-hajas por tudo o que significas na minha vida!
Poet'anarquista
José Camões Galhardas
Poeta Alandroalense

ROGAÇÃO

P'los que sofrem tormentos inauditos,
Pelos sem lar, p'los que não têm pão,
P'los que vivem debaixo de prisão
Suportando remorsos infinitos,

P'la imensidade dos que já lá estão
No «rol» dos escolhidos (os benditos!),
Pelos que crêem, pelos não convictos
Que a verdade algum dia encontrarão,

Pelos que brandam, já sem ter alento,
Na dor do desespero consumidos,
Talvez de todos o pior tormento,

P'los pobres pecadores arrependidos,
Por nós todos aqui, neste momento,
Não nos feches, Senhor, os teus ouvidos.

José Galhardas

«Pai e Filho»
Palera/ 84

(DE FILHO PARA PAI...)

Neste dia sete de Julho
Orgulhoso filho te felicita...
O teu aniversário aqui partilho,
Fazendo votos pra que se repita!

Pai, são para mim sagrados
Os ensinamentos desta vida...
Respeitosos, tão honrados,
E de humildade reconhecida!

De convicção religiosa
E uma fé inabalável...
Esta alma maravilhosa
É um pai inquestionável!

Na cadeia ou na doença
Se vê o verdadeiro amigo...
Devolveste-me a esperança
Quando foste ter comigo!

Pai, são três letras apenas,
Mas tanto que para mim são!...
É das palavras mais pequenas,
Que não esquece o coração!!!

POETA
88 ANOS, UMA VIDA...

Pai, tanto que eu queria
Que o tempo parasse agora!...
Que não chegasse esse dia,
Em que o tempo se vai embora.

Com olhos de quem então lia
O poema certo que a alma implora...
Coração poeta, tão bela sinfonia,
Dentro d'um peito aberto mora!

Pai, por ti soube como cedo escrevia
A palavra que sorrindo quase chora...
Depois aconteceu a mais linda poesia,
Escrita por este filho que te adora!!


Matias José

5 comentários:

Anónimo disse...

LINDO!!!
EMOCIONANTE!!!...

PAI E FILHO dotados de uma Enorme Sensibilidade Poética!!!...

Parabéns a Ambos.

Felicito o POETA PAI pelas 88 Primaveras. Um beijinho ao Sr. José Galhardas.
Muito Grata por mais este LINDÍSSIMO SONETO!

Uma Alandroalense enternecida!... (L...)

Anónimo disse...

Que agradável espaço de poesia vim encontrar. Os poemas escritos com enorme sensibilidade poética. Viva a poesia todos os dias!

andrade da silva disse...

Conheço ambos os poetas, desde há muitos anos: um é avô do meu filho, outro seu tio, a ambos um grande abraço, recordando sempre os bons tempos em que ouvia, de viva voz, a declamação dos vossos poemas, aquele abraço joão

Anónimo disse...

Apraz-me apenas dizer, Tudo tem explicação.E aqui está a explicação a um comentário deixado aqui há tempos e cujo eu não entendi na altura.Como diria um meu sobrinho pequeno:Tia DHHAAAAAA TECLA TRES.
Parabéns ao aniversariante, e ao poeta popular que não conheço.

Ell disse...

Mea culpa, mea culpa,mea máxima culpa, não conhecia.Uma falta grande, irei em busca de mais poemas destes e de outros poetas que estão quase no anonimato.Abraço