quarta-feira, 6 de julho de 2011

RETROSPECTIVA - «POR TERRAS DO ENDOVÉLICO II»

2ª Edição - «Por Terras do Endovélico»
Instantes do Evento - 25 Junho/ 3 de Julho

“Por Terras do Endovélico” Voltou a Promover Alandroal
Nove dias para descobrir o concelho de Alqueva... 
Onde o património, a cultura e as tradições se entrecruzam de forma única.

A segunda edição do Festival Por Terras de Endovélico, promovido pelo Município de Alandroal entre 25 de Junho e 3 de Julho, voltou a promover o concelho de Alandroal, com a cultura, a ciência, a gastronomia e as tradições locais a conjugarem-se de forma única para mostrar aos visitantes o concelho de Alandroal em todo o seu esplendor. Passeios pedestres, mostra gastronómica, feira de actividades económicas, concertos, palestras e muita animação, foram os ingredientes para nove dias repletos de emoções, sabores e saberes.

Com Endovélico como anfitrião, o concelho mostrou-se aos visitantes, com o que de melhor produz, numa feira de actividades económicas, que decorreu entre 01 e 03 de Julho. Os dois Sábados do evento acordaram com um mercado de produtos regionais, em plena Praça da República, onde foi possível comprar produtos frescos. Durante os nove dias do evento, também os restaurantes do concelho se associaram à iniciativa, promovendo uma “Mostra Gastronómica do Gaspacho”, um dos ex-líbris da gastronomia regional alentejana, simples na essência, mas infinitamente diversificado nas propostas.

A componente científica não foi esquecida e a Câmara Municipal de Alandroal preparou um conjunto de palestras e workshops dedicados à discussão dos temas relacionados com o deus Endovélico e a sua ligação ao Alandroal. Rui Mataloto, Thomas Schattner, Ana Paula Fitas e Conceição Roque foram alguns dos especialistas que partilharam com a população do concelho de Alandroal os seus conhecimentos sobre o deus Endovélico e o seu culto.

Do programa cultural os destaques vão para a actuação de Kumpania Algazarra, na Barragem de Lucefécit, no dia 25 de Junho. Esta banda portuguesa, que coloca o furor balcânico, as deambulações árabes, os calores latinos e os requintes de “afro-beat” nas suas influências, levou o público a vibrar com o seu concentrado energético e contagiante. Já no dia 2 de Julho foi a banda sensação do panorama musical português, Amor Electro. Com uma sonoridade marcada pela fusão da música pop com a tradicional portuguesa, dos elementos da electrónica com instrumentos típicos como a guitarra portuguesa e o acordeão, a banda liderada por Marisa Liz aqueceu os corações do público que enchia por completo a Praça da República, no Alandroal.

A juntar a todas as ofertas, culturais, gastronómicas, desportivas e científicas, a Câmara Municipal de Alandroal preparou ainda um pacote de descontos nos alojamentos e restaurantes aderentes, envolvendo e dinamizando assim o tecido empresarial do concelho. Para o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, o evento é um importante momento de promoção e dinamização da economia local, ao envolver directamente a maioria dos restaurantes e alojamentos do concelho, assim como muitos produtores e artesãos locais”.
Fonte: Gabinete de Imprensa/ C.M.Alandroal

FESTIVAL
2ª Edição «Por Terras do Endovélico»

«Passeio Pedestre»
Barragem do Lucifécit - São Miguel da Mota

Gastronomia
Gaspacho «Por Terras do Endovélico»

Comunicadores Convidados
«Por Terras do Endovélico»

Palestra
Thomas Schattner

Palestra
Rui Mataloto

Palestra
Conceição Roque

Palestra
Paula Fitas

Música com «Amor Electro»
Praça da República

Marisa Liz
Vocalista dos «Amor Electro»

1 comentário:

Anónimo disse...

AVANTE ENDOVÉLICO!!!!!!!