sábado, 16 de julho de 2011

PINTURA - JOSÉ RODRIGUES DE CARVALHO

José Rodrigues de Carvalho, pintor português da época romântica, nasceu em Lisboa, a 16 de Julho de 1828. O seu quadro mais famoso, «O Cego Rabequista», foi exibido na Exposição Universal de Paris obtendo um honroso segundo lugar, assim como mais tarde na Exposição Internacional do Porto, em que obteve a mesma classificação. José Rodrigues de Carvalho faleceu em Lisboa, a 19 de Outubro de 1887.
Poet'anarquista
José Rodrigues de Carvalho
Pintor Português

«Auto-Retrato»
José Rodrigues de Carvalho
BIOGRAFIA


José Rodrigues, filho de Apollinário José de Carvalho e de Maria Leonarda, foi baptizado em S. João da Praça a 21 de Setembro de 1828, tendo como padrinho José Rodrigues.

José Rodrigues (com o mesmo nome do padrinho) teve cinco irmãos, viveu na rua dos Bacalhoeiros, em Lisboa, e casou em 1863 com D. Maria José Rodrigues, filha de José Rodrigues da Rocha, da qual teve três filhos (António Ribeiro Rodrigues, Teresa de Jesus Rodrigues e Matilde Leonor Rodrigues). O artista faleceu em 19 de Outubro de 1887 na Rua dos Bacalhoeiros.

Antes de entrar para a Academia (em S. Francisco) como aluno voluntário em 1841, deixou uma Estampa datada de 1840. Em virtude de ter na Academia um colega homónimo, requereu oficialmente a redução do seu nome para “JOSÉ RODRIGUES”. Aos catorze anos de idade, no concurso de desenho histórico, ganhou um prémio na cópia de baixo-relevo, passando de aluno voluntário a aluno ordinário. Desse ano (1842) existe ainda uma estampa assinada e datada.

Em 1843, na exposição de obras de alunos, apresentou o desenho do baixo-relevo, tendo sido premiados nesse ano Miguel Ângelo Lupi, Angelino da Cruz Castro e Silva, António José Lopes Júnior e Ernesto Gerard.

No ano lectivo de 1845/1846 recebeu um prémio, tendo passado para o ensino superior na aula de pintura histórica. Em Dezembro de 1846, ganhou outro prémio com um desenho de modelo vivo.

José Rodrigues teve como condiscípulos João Pedro Monteiro (Monteirinho), Metrass, Anunciação, Joaquim Pedro de Sousa, António José Patrício e outros.

No certame trienal de 1849, recebeu das mão da rainha D. Maria II, a medalha de ouro. Na conferência de Agosto de 1849, a Academia premiou o quadro de José Rodrigues Aparição do Anjo S. Gabriel ao profeta Daniel, com a medalha de ouro. Na exposição promovida pela Associação Industrial Portuense, José Rodrigues obteve a medalha de prata com distinção. Em 1865, a Conferência Geral da Academia nomeou-o “Académico de Mérito”

Ao longo da sua vida teve necessidade, para sobreviver, de pintar retratos, em vez de poder pintar as obras que desejava. Deu aulas no mosteiro das donas irlandesas do Bom-Sucesso, no colégio de S. José das Dominicanas de S. Domingos de Benfica, etc. Vários desses retratos, que se viu obrigado a pintar contra sua vontade, tornaram-no num homem melancólico e doente.
Fonte: Wikipédia

«Cego Rabequista»
José Rodrigues de Carvalho

«Alexandre Herculano»
José Rodrigues de Carvalho

«Cena Oriental»
José Rodrigues de Carvalho

«D. Pedro V»
José Rodrigues de Carvalho

«Leonardo da Vinci - O Velho e o Menino»
José Rodrigues de Carvalho

«Detalhe - O Menino»
José Rodrigues de Carvalho

«Penhascos da Mancha»
José Rodrigues de Carvalho

«Alegoria de Lisboa e do Tejo»
José Rodrigues de Carvalho

Sem comentários: