sexta-feira, 15 de julho de 2011

PINTURA - REMBRANT

A 15 de Julho de 1606, em Leiden, nascia o pintor holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn, ou simplesmente Rembrant. Toda a sua obra surgiu num período áureo denominado «Século de Ouro dos Países Baixos», no qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura holandesa, particularmente a pintura, atingiram o seu expoente máximo. É considerado por muitos como o maior pintor de todos os tempos. Rembrant faleceu em Amsterdão, a 4 de Outubro de 1669.
Poet'anarquista 
Rembrant
«Auto-Retrato»
Rembrandt
(Pintor holandês)
15/7/1606, Leiden, Holanda
4/10/1669, Amsterdão, Holanda 


Em 1642, o pintor Rembrandt entregou uma obra que pintara sob encomenda. Era a chamada «A Ronda Nocturna» (que, hoje se sabe, não era ronda nem nocturna.). O cliente rejeitou-a, acusando o artista de não ter pintado o seu retrato, de ter representado o cenário de uma ópera bufa e de ter cobrado um preço muito alto. Nos debates que se seguiram, o pintor foi acusado de pintar só o que queria. Talvez por isso, Rembrandt tornou-se um dos mais importantes nomes da história da arte ocidental.

Embora de família humilde, Rembrandt van Rijn recebeu uma boa instrução. Frequentou a Universidade de Leiden, mas em 1620 interrompeu os estudos para se dedicar à pintura. No ano seguinte, foi aprender as técnicas do pintor Jacob van Swanenburg.
 
Em 1623, transferiu-se para Amsterdão, tornando-se discípulo de Pieter Lastman. Dois anos depois, pintou o seu primeiro quadro conhecido. Voltou para Leiden em 1627, permanecendo quatro anos, onde iniciou intensa actividade artística.

Em 1631, estabeleceu-se definitivamente em Amsterdão, obtendo rapidamente grande reconhecimento. No ano seguinte, pintou a famosa «Lição de Anatomia do Dr. Tulp», que lhe rendeu muitas encomendas de retratos e pinturas sacras.

Já famoso, Rembrandt casou em 1634 com Saskia Uylenburgh (com quem teria um filho, Titus). O casal foi morar numa casa confortável no bairro judeu de Amsterdão. O lugar tornou-se centro de reuniões sociais, abrigando um belo acervo de móveis e objetos antigos. Rembrandt passou a ter muitos alunos e muitos clientes ricos.

Saskia morreu em 1642. Três anos depois, Hendryckje Stoffels começou a trabalhar como ama de Titus e foi morar com Rembrandt, tornando-se sua companheira. Em 1654, Rembrandt teve com ela uma filha ilegítima, a quem deu o nome Cornélia. O facto causou grande escândalo.

Em 1656, após uma série de problemas nos negócios, Rembrandt teve a falência decretada. Dois anos depois, todos os seus bens foram vendidos judicialmente. Num desses leilões, arrematou-se o «Auto-Retrato de Barba Nascente», hoje no Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Em 1660, Titus e Hendryckje abriram uma empresa para comercializar as obras do pintor, evitando o prosseguimento da falência. Em 1663, Rembrandt perdeu a companheira. Mesmo sozinho, continuou executando várias obras, entre elas paisagens e auto-retratos. Pintou também retratos de Titus; num deles (o quadro «São Mateus e o Anjo», que está no Museu do Louvre), o filho aparece como Mateus. 

Rembrandt pintou ainda um último «Auto-Retrato», uma composição dramática, tendo falecido no dia 4 de Outubro de 1669 com 63 anos, na solidão e na miséria.
Fonte: NetSaber 
«Filósofo»
Rembrant

«Filósofo em Meditação»
Rembrant

«São Mateus e o Anjo»
Rembrant

«Parábola do Homem Rico»
Rembrant

«Bathsheba com a Carta do Rei David»
Rembrant

«Tomando Banho no Rio»
Rembrant

«Cristo na Tempestade do Mar da Galileia»
Rembrant

«As Três Cruzes»
Rembrant

«PINTURA BARROCA»

REMBRANT

Sem comentários: