quarta-feira, 6 de julho de 2011

PINTURA - FRIDA KAHLO

Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, conhecida como Frida Kahlo, nasceu nos arredores da Cidade do México, em Coyoacán, México, a 6 de Julho de 1907. A obra desta grande pintora mexicana foi qualificada por André Breton (escritor francês, poeta e teórico do surrealismo) como surrealista, mas a pintora afirmou a propósito: «Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade». Assim, por respeito a esta afirmação da artista, se poderão classificar as suas pinturas como fazendo parte do realismo. Frida Kahlo faleceu a 13 de Julho de 1954 na sua terra natal.
Poet'anarquista
Frida Kahlo
Pintora Mexicana

«Auto-Retrato»
Frida Kahlo
BIOGRAFIA

(Coyoacán, México, 1907-id., 1954), pintor mexicano.Embora os movimentos na atmosfera dos grandes muralistas mexicanos do seu tempo e compartilharam seus ideais, Frida Kahlo pintura criada inteiramente pessoal, profundamente ingênua e metaforicamente ao mesmo tempo, resultante da sua sensibilidade e vários eventos marcaram sua vida

Aos dezoito anos Frida Kahlo sofreu um gravíssimo acidente que requereu uma longa convalescença, durante a qual aprendeu a pintar, e muito provavelmente esse facto contribui na formação do complexo mundo psicológico reflectido nas suas obras.Casou-se com o «muralista» Diego Rivera, e em1932 sofreu um aborto que afectou mais profundamente a sua sensibilidade delicada e inspirou dois dos seus trabalhos mais valorizados: «Hospital Henry Ford» e «Frida e o Aborto», cujo complexa simbologia é conhecida com explicações do própria pintora.São também muito apreciados os seus auto-retratos: «Auto-Retrato com Macaco» e as «Duas Fridas».

Quando André Breton conheceu a obra de Frida Kahlo disse que era uma espontânea surrealista e convidou-a para expor em Nova York e Paris, esta última cidade de grande sucesso. Ela nunca se sentiu próxima ao Surrealismo e no final dos seus últimos dias de vida, decidiu que essa tendência não correspondia à sua criação artística.

Em sua busca pelas raízes estéticas do México, Frida Kahlo fez retratos de crianças e esplêndidas obras inspiradas na iconografia mexicana antes da conquista, mas os tecidos são foco em si mesma e a sua vida agitada fizeram dela uma figura de liderança do século XX da pintura mexicana.
Fonte: InfoBiografias
«Abraço Amoroso»
Frida Kahlo

«Raízes»
Frida Kahlo

«O Sol e a Vida»
Frida Kahlo

«Sem Esperança»
Frida Kahlo

«A Minha Enfermeira e Eu»
Frida Kahlo

«O Meu Nascimento»
Frida Kahlo

«Árvore da Esperança»
Frida Kahlo

«PINTURA DO REALISMO»
FRIDA KAHLO

Sem comentários: