terça-feira, 26 de julho de 2011

LITERATURA - ALDOUS HUXLEY

O escritor inglês Aldous Leonard Huxley nasceu em Godalming, a 26 de Julho de 1894. Muito conhecido pelos seus romances e ensaios, foi editor da revista Oxford Poetry onde publicou contos, poesia, literatura e roteiros. Grande entusiasta do uso responsável do LSD como condutor nos processos mentais do indivíduo, na busca de uma melhor condição humana e um maior desenvolvimento das suas potencialidades, escreveu obras admiráveis das quais destaco como obra-prima, «O Admirável Mundo Novo». Faleceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde viveu parte da sua vida, a 22 de Novembro de 1963.
Poet'anarquista
Aldous Huxley
Escritor Inglês
BIOGRAFIA

Filho de uma família de classe média alta, Aldous Huxley teve uma educação privilegiada. Devido a um problema na retina, quase ficou cego aos dezesseis anos. Parcialmente recuperado, aprendeu braile. Estudou no Eton College e no Balliol College, em Oxford, graduando-se em inglês em 1916.

O seu primeiro volume de poemas foi publicado em 1916, e em 1920 lançou mais duas obras. Actuou como crítico literário e teatral e escreveu artigos para várias revistas. Em 1919 Huxley casou-se com Maria Nys, com quem teve um filho, Mathew.

Em 1921 publicou o seu primeiro livro de crítica social, «Crome Yellow». Durante a década de 1920, Aldous Huxley conviveu com o grupo de Bloomsbury, do qual faziam parte artistas, intelectuais e escritores, como Virginia Woolf, e publicou mais de uma dezena de livros, entre os quais «Contraponto», que obteve grande sucesso.

«Admirável Mundo Novo»
Aldous Huxley

«Regresso ao Admirável Mundo Novo»
Aldous Huxley

Por volta de 1930, Aldous Huxley estabeleceu-se na França, onde escreveu a sua obra mais conhecida, «Admirável Mundo Novo», com a qual ganharia fama internacional. Através de uma sombria ficção científica, o escritor estabeleceu uma visão pessimista de uma futura sociedade tecnológica.

Em 1937, Huxley mudou-se para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde abandonou a ficção e passou dedicou-se a escrever ensaios e roteiros para cinema. Entre os vários roteiros que elaborou, estão «Orgulho e Preconceito», uma adaptação do romance de Jane Austen, de 1940, e «Jane Eyre», de 1944, com Orson Welles no elenco.

«As Portas da Percepção»
Aldous Huxley

Em 1954 Huxley publicou «As Portas da Percepção», em que relata experiência de ampliação da consciência através do uso da mescalina, um potente alucinógeno. Huxley tornou-se um guru para a comunidade hippie e passou a interessar-se por filosofias orientais. Em 1956, um ano depois da morte da primeira esposa, Huxley casou-se com a psicoterapeuta Laura Archera.

«A Ilha»
Aldous Huxley

Em 1962 o escritor lançou o seu último romance, «A Ilha». Aldous Huxley morreu no dia 22 de novembro de 1963, no mesmo dia em que o presidente John F. Kennedy foi assassinado. As suas cinzas foram enterradas na Inglaterra, no túmulo da sua família.
Fonte: UOL Educação

Sem comentários: