sexta-feira, 25 de setembro de 2015

OUTROS CONTOS

«Nada de Novo no Front», por Erich Maria Remarque.

«Nada de Novo no Front»
Escritor Alemão Erich Maria Remarque

625- «NADA DE NOVO NO FRONT»

[Excertos]

“Este livro não pretende ser um libelo nem uma confissão, e menos ainda uma aventura, pois a morte não é uma aventura para aqueles que se deram face a face com ela. Apenas procura mostrar o que foi uma geração de homens que, mesmo tendo escapado às granadas, foram destruídos pela guerra.”

“Naquela época, até nossos pais usavam facilmente a palavra ‘covarde’. As pessoas não tinham nenhuma ideia do que estava por vir. Os mais sensatos eram realmente os pobres, os simples: viram logo que a guerra era uma desgraça, enquanto as classes mais altas não se continham de alegria...”

“Sob a pele, a vida não palpita mais, foi sendo expulsa do corpo; a morte avança de dentro para fora e já domina os olhos. Lá está nosso companheiro Kemmerich, que até há pouco ainda assava carne de cavalo e se agachava junto connosco nos buracos abertos pelas granadas; ainda é ele, porém já não é mais ele; suas feições ficaram imprecisas, indistintas, como duas fotografias sobrepostas na mesma chapa. Até sua voz soa como se viesse do túmulo.”

Erich Maria Remarque

Sem comentários: