quarta-feira, 9 de setembro de 2015

OUTROS CONTOS

«Sonho de uma Flauta», por Hermann Hesse.

«Sonho de uma Flauta»
Flautista/ Cândido Portinari

609- SONHO DE UMA FLAUTA»

- Toma - disse meu pai, e entregou-me uma pequena flauta de osso - leva isso
e não esqueças teu velho pai, quando alegrares com tua música as pessoas nas
terras distantes. Já é tempo de agora veres o mundo e aprenderes alguma
coisa. Mandei fazer a flauta para ti, porque não sabes nenhum outro ofício e
só gostas de cantar. Mas pensa também em só tocar sempre canções bonitas e
agradáveis, senão seria pena pelo dom que Deus te concedeu.

Meu querido pai entendia pouco de música, não era um sábio; pensava que eu
tinha apenas de soprar a linda flautinha e tudo estaria bem. Eu não queria 
decepcioná-lo, por isso agradeci, botei a flauta no bolso e me despedi.

Nosso vale era conhecido até o grande moinho; depois então começava o mundo,
e ele me agradou bastante. Uma abelha cansada do vôo pousou na minha manga,
e eu a levei comigo, afim de que no meu primeiro descanso tivesse um
mensageiro para mandar de volta, como um cumprimento à minha terra.
Bosques e prados acompanhavam meu caminho, e o rio corria junto,
vigorosamente; eu vi, o mundo deferia pouco da minha terra. As árvores e
flores, as espigas de trigo e as moitas de avelã falavam comigo, cantei com
elas suas canções e elas me compreendiam, exatamente como lá em casa; com
isso minha abelha também despertou, subiu devagar até meus ombros, voou e
tornou a cruzar duas vezes comigo, com seu zumbido profundo e doce, e então
voltou para minha terra.

Aí apareceu diante do bosque uma mocinha, que carregava uma cesta no braço e
um largo e sombrio chapéu de palha na cabeça loura.

- Bom dia - disse-lhe eu - aonde vais?

- Devo levar a comida aos ceifeiros - disse ela, e caminhou ao meu lado. - E
para onde quereres ir ainda hoje?

- Vou para o mundo, meu pai me mandou. Ele acha que devo tocar flauta para
as pessoas, mas isso ainda não sei direito, preciso primeiro aprender.

- Bem, bem. E que sabes então direito? Alguma coisa é preciso saber.

- Nada de especial. Sei cantar canções.

- Que canções?

- Canções de todo o tipo, sabes, para a manhã e para a tarde e para todas as
árvores e bichos e flores. Agora, por exemplo, eu poderia cantar uma bonita
canção de uma mocinha que vem saindo do bosque e traz comida para os
ceifeiros.

- Podes fazer isso? Então canta um pouco!

- Sim, mas como te chamas mesmo?

- Brigite.

Então cantei a canção da linda Brigite com o chapéu de palha, o que ela traz
na cesta, e como as flores olham para ela, e a trepadeira azul da grade do
jardim sente saudades dela, e tudo o que se podia dizer. Ela prestou atenção
seriamente e disse que estava bom. E quando lhe contei que estava com fome,
ela levantou a tampa de sua cesta e apanhou para mim um pedaço de pão. Como
mordi um pedaço e continuei firmemente a andar, ela disse:

- Não se deve comer andando. Uma coisa depois da outra.

Nos sentamos na grama e eu comi meu pão e ela cruzou as mãos morenas em
volta da perna e ficou me olhando.

- Queres cantar ainda coisa para mim? - perguntou então, quando terminei.

- Quero, sim. Que deve ser?

- Sobre uma moça que está triste porque o amado partiu.

- Não, isso não posso. Não sei como é isso, e a gente também não deve ficar
tão triste. Eu só devo cantar canções gentis e alegres, disse meu pai. Vou
cantar para ti sobre o cuco ou a borboleta.

- E do amor não sabes nada? - perguntou ela, então.

- Do amor? Ora, claro, isso é o mais bonito de tudo.

Imediatamente comecei a cantar sobre o raio de sol que ama as papoulas
vermelhas e como ele brinca com elas e fica cheio de alegria. E sobre a
fêmea do tentilhão, quando espera por ele e quando ele vem, ela voa para
longe e parece amedrontada. E continuei a cantar sobre a menina dos olhos
castanhos e sobre o rapaz que chega, canta e por isso recebe um pão de
presente; mas agora ele não quer mais pão, ele quer um beijo da donzela e
quer olhar os seus olhos castanhos, e continua a cantar tanto tempo e não
termina, até que ela começa a rir e lhe fecha a boca com seus lábios.

Aí Brigite debruçou-se e fechou-me a boca com os lábios e fechou os olhos e
tornou a abri-los e eu olhei as estrelas castanho-douradas bem perto, eu
próprio refletido ali dentro e um par de brancas flores do prado também.

- O mundo é muito bonito - disse eu - meu pai tinha razão. Mas agora quero
te ajudar a carregar isso para que cheguemos até tua gente.

Tomei-lhe a cesta e continuamos a andar, seu passo combinava com o meu e sua
alegria com a minha, e o bosque suave e fresco falava da montanha em volta;
eu nunca havia caminhado com um prazer tão grande. Durante longo tempo
cantei alegremente, até que tive de parar de tanta satisfação; eram coisas
demais que rumorejavam e contavam-se sobre o vale e a montanha e a grama e a
folhagem e o rio e a floresta.

Aí pensei: se pudesse compreender e cantar ao mesmo tempo essas mil canções
do mundo, das gramas e flores e gente e nuvens e tudo, da floresta velha e
do pinheiral e também de todos os bichos, e além disso ainda canções dos
mares longínquos e montanhas, e as das estrelas e luas, e se tudo isso
pudesse ressoar e cantar em mim ao mesmo tempo, então eu seria o querido
Deus, e cada nova canção deveria ficar no céu como uma estrela.

Mas enquanto eu assim pensava, estava silencioso e maravilhado, porque
aquilo antes nunca me ocorrera, Brigite parou e segurou a alça da cesta.

- Agora devo ir lá em cima - disse ela - lá no campo está nossa gente. E tu,
para onde vais? Vens comigo?

- Não, ir contigo não posso. Preciso ir pelo mundo. Obrigado pelo pão,
Brigite, e pelo beijo; vou pensar em ti.

Ela segurou a cesta de comida, e sobre a cesta seus olhos novamente se
inclinaram para mim em sombras castanhas, e seus lábios prenderam-se aos
meus e seu beijo foi tão bom e carinhoso, que quase fiquei triste de tanto
prazer. Então gritei rápido:

- Vai com Deus - e marchei apressadamente pela estrada acima.

A moça subiu devagar a montanha, e sob as folhas de faia pendurada na orla
do bosque, parou e olhou na minha direção, e quando lhe acenei com o chapéu,
ela tornou a balançar a cabeça e desapareceu silenciosamente, como uma
miragem, para dentro da sombra do bosque.

Eu, porém, continuei tranquilamente meu caminho, e estava imerso em meus
pensamentos, quando a estrada dobrou num curva.

Lá havia um moinho e, perto, um barco na água; dentro estava sentado um
homem sozinho e parecia apenas esperar por mim, pois quando tirei o chapéu e
entrei no barco, este, em seguida, começou a andar e deslizou rio abaixo. Eu
estava sentado no meio do barco, e o homem atrás, no leme, e quando lhe
perguntei para onde íamos, ele levantou os olhos cinzentos e encarou-me com
um olhar velado.

- Para onde quiseres - disse, com uma voz abafada. - Rio abaixo e para o
mar, ou para as grandes cidades, podes escolher. Tudo me pertence.

- Tudo te pertence? Então és o rei?

- Talvez - disse ele. - E, ao que me parece, tu és um poeta, não? Então
canta-me uma canção de viagem!

Fiz um esforço, estava com medo do homem grisalho e sério, e nosso barco
deslizava rápido e silencioso pelo rio. Cantei sobre o rio, que carrega o
barco e reflete o Sol e rumoreja mais forte nas margens dos rochedos e
completa alegremente seu passeio.

O rosto do homem continuou impassível, e quando prestei atenção, ele
balançava a cabeça como um sonhador. Então, para meu espanto, ele próprio
começou a cantar, e também cantava sobre o rio, e sobre a viagem do rio
através dos vales, e sua canção era mais bela e poderosa que a minha, mas
tudo soava diferente.

O rio, tal como ele cantava, vinha como um destruidor vacilante montanha
abaixo, escuro e selvagem; furioso, ele se sentia dominado pelos moinhos,
coberto pelas pontes, detestava cada navio que precisava carregar, e, em
suas ondas e nas longas e verdes plantas aquáticas, rindo, balançava os
corpos brancos dos afogados.

Isso tudo não me agradou, e entretanto era tão belo e cheio de um acento
invisível, que fiquei completamente desorientado e angustiado e me calei. Se
era certo o que esse velho, sensível e inteligente cantor, cantou com sua
voz velada, então todas as minhas cantigas não passavam de tolices e
brincadeiras bobas de criança. Então o mundo, por causa delas, não era bom e
luminoso como o coração de Deus, e sim escuro e triste, mau e sombrio, e
quando os bosques murmuravam, não era de alegria, e sim de martírio.

Seguimos adiante, e as sombras foram longas, e de cada vez que comecei a
cantar, meu canto sova menos claro, e minha voz tornava-se mais baixa, e de
cada vez o cantor desconhecido respondia com uma canção que tornava o mundo
ainda mais enigmático e penoso, e me tornava ainda mais tímido e triste.

Minha alma doía e eu me arrependia de não ter ficado em terra, perto das
flores ou da linda Brigite, e para sentir-me seguro no crepúsculo que
crescia, recomecei a cantar e cantei na luz vermelha da tarde a canção de
Brigite e de seu beijo.

Aí o crepúsculo começou, e eu emudeci, e o homem no leme cantou, e ele
também cantava sobre o amor e a alegria do amor, sobre os lábios vermelhos e
úmidos, e era lindo o que ele cantava, cheio de dor, sobre o rio escurecido,
mas em sua canção também o amor se tornara sombrio e temível, e um segredo
mortal, no qual os homens aflitos e feridos tocavam com seu desejo e sua
saudade, e com o qual se martirizavam e se matavam uns aos outros.

Escutei e fiquei tão cansado e aflito, como se estivesse viajando desde
muito tempo e houvesse passado por grande miséria e desgraça. Vinda do
estranho, sentia cair sobre mim uma torrente silenciosa e fria de tristeza e
receio, a penetrar no meu coração.

- Pois bem, a vida não é o que há de mais elevado e mais belo - gritei
afinal amargamente - e sim a morte. Então te peço, rei triste, canta-me uma
canção da morte!

O homem do leme cantou somente sobre a morte, e cantou melhor do que eu
jamais ouvira cantar. Mas a morte também não era o que havia de mais elevado
e mais belo, nela também não se encontrava consolo. A morte era vida e a
vida era morte, e elas estavam entrelaçadas numa perpétua e furiosa luta de
amor, e isso era a última coisa e o sentido do mundo, e dali vinha um
clarão, que parecia querer valorizar toda a miséria, e de outro lado vinha
uma sombra que perturbava toda a alegria e beleza e as envolvia na
escuridão. Mas para além da escuridão, a alegria ardia mais íntima e bela, e
o amor queimava mais profundamente nessa noite.

Escutei e fiquei bem quieto, não tinha mais nenhuma vontade dentro de mim
além da vontade do estranho. Seu olhar repousou sobre mim, tranqüilo e com
uma certa bondade triste, e seus olhos cinzentos estavam cheios da dor e da
beleza do mundo. Ele me sorriu, e então achei nele um coração, e pedi na
minha dor:

- Ah, vamos voltar! Sinto medo aqui na noite e queria retornar para onde
posso encontrar Brigite, ou para a casa de meu pai.

O homem levantou-se e espiou a noite, e sua lanterna iluminou claramente seu
rosto magro e firma.

- Para trás não há caminho - disse sério e amável. - A gente precisa ir
sempre para a frente, quando quer penetrar no mundo. E da garota dos olhos
castanhos já tiveste o melhor e o mais belo, e quanto mais longe estiveres
dela, melhor e mais lindo isso vai se tornar. Ainda assim, segue sempre para
onde quiseres, vou te ceder meu lugar no leme!

Eu estava triste demais, e, entretanto, vi que ele tinha razão. Cheio de
saudade pensei em Brigite e na minha terra e em tudo que me fora próximo e
luminoso e que pertencera, e que eu agora havia perdido. Mas queria tomar o
lugar do desconhecido e dirigir o leme. Assim devia ser.

Por isso levantei-me em silêncio e fui andando pelo barco até o lugar do
leme, e o homem veio em silêncio ao meu encontro, e quando já estávamos
perto um do outro, olhou-me firmemente no rosto e entregou-me sua lanterna.
Entretanto, quando me sentei ao leme com a lanterna do meu lado, estava
sozinho no barco; percebi isso com profunda estranheza, o homem
desaparecera, e, contudo, eu não estava amedrontado, já pressentira isso.

Pareceu-me que o lindo dia da caminhada e Brigite e meu pai e minha terra
tinham sido apenas um sonho, e que eu era velho e aflito, e que desde sempre
e sempre viajava sobre esse rio noturno.

Compreendi que não devia chamar pelo homem e a percepção da verdade
atingiu-me como a geada.

Para certificar-me do que imaginava, debrucei-me sobre a água e ergui a
lanterna, e do escuro espelho de água um rosto duro e sério me olhou com
olhos cinzentos, um rosto velho, sábio, e vi que aquele era eu.

E como nenhum caminho voltava atrás, continuei seguindo sobre a água escura
dentro da noite.

Hermann Hesse

Sem comentários: