quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PINTURA - ADOLPH MENZEL

Adolph Friedrich Erdmann von Menzel, conhecido como Adolph Menzel, nasceu em Breslau, a 8 de Dezembro de 1815. Foi um pintor, desenhista e ilustrador alemão, grande mestre e expoente máximo do realismo no seu país no séc. XIX. Menzel faleceu em Berlim, a 9 de Fevereiro de 1905.
Poet'anarquista
Adolph Menzel
Pintor Alemão

«Auto-Retrato»
Menzel
BIOGRAFIA

Nascido na cidade de Breslau  em 1815, Menzel recebeu os seus primeiros ensinamentos artísticos no estúdio  litográfico do seu pai. No ano de 1833, estudou por um breve período de seis meses na Real Academia de Berlim, à época conhecida pela sua ênfase na arte retratista  e perspectiva.

Em 1834, von Menzel  juntou-se à Associação «Jovens Artistas». Até essa altura trabalhava mais em óleos. 

Em 1838 foi admitido na «Associação de 'Artistas Elder».

Conquistou a sua fama artística aos 25 anos de idade, em 1839, quando ilustrou a obra «A vida de Frederico, o Grande» do historiador Franz Kugler; para este projecto Menzel preparou centenas de esboços a fim de reproduzir cuidadosamente a arquitetura, os trajes e a mobília da época. Desde então a sua preparação exaustiva e precisa garantiu-lhe reconhecimento por parte da elite política e social de Berlim, retratada em muitas das suas pinturas.

Em 1853 ingressa na Real Academia de Arte.

Em 1855 viaja a Paris para visitar a Exposição Universal e ver «Pavilão do Realismo» de Courbet.

Em 1867 recebe a Cruz da Legião de Honra Francesa pela pintura histórica de «Frederico e as suas tropas na batalha de Hochkirch».

Em 1875 é nomeado professor e membro do Senado.

Em 1884 tem a sua primeira exposição individual.

Menzel obtém em 1885 um doutorado da Universidade de Berlim.
De 1880 até à data da sua morte em 1905 em Berlim, Menzel abandonou a pintura de relevância pública ou de valor histórico e passou a retratar ruas, jardins e fragmentos de paisagens.

Deixou para a posteridade uma vasta contribuição artística, composta por mais de dez mil desenhos e outras milhares de litografias, xilogravuras e aquarelas.
Fonte: Wikipédia
«Interior de Estúdio com Elementos»
Menzel

«O Pé do Artista»
Menzel

«A Mão do Artista»
Menzel

«Cabeça de Homem em Perfil»
Menzel

«Maníaco»
Menzel

«Clara Shumann e Joseph Joachim em Concerto»
Menzel

«Homem Descansando»
Menzel

«REALISMO»
ADOLPH MENZEL

Sem comentários: