sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

PRÉMIO PESSOA 2011

Esta sexta-feira, dia 16 de Dezembro, o «Prémio Pessoa 2011» foi atribuído a Eduardo Lourenço de Faria, um ensaísta, professor universitário e filósofo português nascido em São Pedro de Rio Seco, a 23 de Maio de 1923. Muito merecido este prémio aos seus 88 anos de idade, só pecando por tardio. Poet'anarquista congratula-se e envia felicitações ao laureado!
Poet'anarquista
Eduardo Lourenço
Ensaísta e Filósofo Português

«Retrato de Eduardo Lourenço»
Pintura de Botelho

Eduardo Lourenço eleito Prémio Pessoa 
Sexta feira, 16 de dezembro de 2011

Ensaísta, professor universitário, filósofo. Eduardo Lourenço é um dos autores portugueses mais consagrados e um intelectual com maior projeção internacional.

Eduardo Lourenço de Faria, 88 anos e uma vasta obra publicada, foi a escolha do júri deste ano. A reedição, pela Fundação Caloustre Gulbenkian, da sua obra completa - num total de 38 volumes - foi o motivo mais imediato para a atribuição do prémio.

Um trabalho 'ciclópico', como afirmaram os responsáveis científicos da Fundação Calouste Gulbenkian que este ano iniciaram a publicação da obra. De facto, são 38 volumes de ensaios político-filosóficos escritos entre os anos de 1945 e 2010, de um autor que apesar da sua enorme projecção internacional permanece «pouco lido em Portugal», justifica a Gulbenkian.

Beirão radicado em França

Eduardo Lourenço nasceu numa pequena aldeia da Beira Alta, em 1923. Cedo radicado em França, permaneceu sempre fortemente ligado a Portugal.

«Fico furioso», afirmou recentemente em entrevista, quando questionado sobre o facto de poder ser considerado exilado. Ainda este ano, na sua aldeia, foi homenageado como figura ímpar da cultura nacional. 
Fonte: Rosa Pedroso Lima (www.expresso.pt)

Sem comentários: