quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PINTURA - MAX BECKMANN

O pintor e artista gráfico alemão Max Beckmann, nasceu em Leipzig a 12 de Fevereiro de 1884. Algumas das  obras iniciais deste pintor são ao estilo impressionista, mas acabou por ser o expressionismo o seu percurso artístico na pintura. Em virtude da perseguição nazista aos seus trabalhos, emigrou para os Estados Unidos em 1937, onde veio a adquirir nacionalidade norte-americana. Beckmann faleceu a 28 de Dezembro de 1950, em Nova Iorque.
Poet'anarquista
Max Beckmann
Pintor Alemão

«Auto-Retrato»
Beckmann
BREVE BIOGRAFIA

Beckmann trabalhou em Berlim e Frankfurt. Ainda em vida, foi reconhecido como um pintor excepcional, e suas obras puderam ser vistas em numerosos museus. Foi também escultor, mas com uma obra menos conhecida do grande público.

Os nazistas, depois da sua ascensão ao poder, destituíram-no do cargo de professor da Escola de Arte Stadel, onde leccionava, em Frankfurt, e retiraram os seus trabalhos das colecções públicas, considerando-os exemplo de «arte degenerada».

Em 1937, emigrou para os Estados Unidos, obtendo a nacionalidade norte-americana.

Nas suas telas, de contraste e cromatismo muito acentuados, as figuras e os objectos são realçados pelos seus contornos em negro. O artista, que experimentara o horror da Primeira Guerra Mundial, escolheu como fontes de inspiração o mundo dos artistas, a mitologia e as alegorias da avareza, da violência e da destruição.
Foi também ilustrador de livros e gravador em madeira, tendo produzido numerosos auto-retratos e imagens da sua segunda mulher, Mathilde.

Na XXV Bienal de Veneza de 1950, ano da sua morte, esteve representado no pavilhão alemão com dez telas.
Fonte: NetSaber
«A Noite»
Beckmann

«Ulisses»
Beckmann

«Retrato de Família»
Beckmann

«O Naufrágio do Titanic»
Beckmann

«Descida da Cruz»
Beckmann

«Cristo e Mulher Apanhada em Adultério»
Beckmann

«Homem e Mulher»
Beckmann

«EXPRESSIONISMO»
MAX BECKMANN

Sem comentários: